Foto: Carlos Gomes/Revista Caras
Dos mesmos criadores de 60! Década de Arromba e 70? Década do Divino Maravilhoso, Frederico Reder e Marcos Nauer, 80 – A Década do Vale Tudo, que fez sucesso entre o público carioca, fará a sua estreia em São Paulo. A primeira apresentação está marcada para este próximo dia 22 de julho no Teatro Claro, instalado no Shopping Vila Olímpia.
Assim como foi feito com as suas duas peças antecessoras, esta apresentará os momentos marcantes dos anos 80 em diversas áreas, desde a moda e o comportamento a situações políticas e momentos esportivos. Além disso, o espetáculo será protagonizado pela cantora Sandra Sá, que fez sucesso na década-tema com canções como Bye Bye Tristeza e Retratos e Canções. Ela estará cantando, ao lado de outros 30 grandes artistas, entre eles músicos, atores e bailarinos, não apenas os seus hits, como também os do movimento BRock, Zeca Pagodinho, Fábio Júnior, Xuxa e de nomes do pop/rock internacional.
Também, juntamente com as músicas da época, além de um cenário e figurino completamente tomados por cores fortes, paetês e neon, haverá o uso de material de arquivo e depoimentos reais capazes de levar o público a uma viagem para fatos históricos e momentos nostálgicos. 80 – A Década do Vale Tudo estão com seus ingressos disponíveis na plataforma Uhuu.

Os espetáculos anteriores
Os espetáculos 60! Década de Arromba e 70? Década do Divino Maravilhoso tiveram a mesma premissa que 80 – A Década do Vale Tudo. Cada um apresentou as músicas e outros elementos de suas respectivas décadas sob o protagonismo de cantoras femininas que fizeram sucesso em suas épocas-tema. Enquanto em 60! Década de Arromba era protagonizado pela Wanderléa, 70? Década do Divino Maravilhoso teve Baby do Brasil e As Frenéticas como estrelas.
Ambos alcançaram o mesmo sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro e seguiram o mesmo formato de doc. musical, com músicas, interpretações teatrais e trechos de entrevistas e imagens reais de artistas que fizeram parte de suas determinadas décadas, assim como de acontecimentos históricos no geral.

O formato doc. musical
Não muito explorado por quem trabalha no ramo das artes cênicas, o doc. musical é um formato que mistura elementos do documentário com teatro e música para contar a história dos grandes momentos da humanidade. Este não pode rotular peças que apresentam biografias de artistas, pois conta a história de um conjunto de coisas que têm algo em comum, no caso da peça citada na matéria, de um conjunto de fatos pertencentes a uma mesma década. Espetáculos que contam a trajetória de alguma personalidade são categorizados como peça biográfica.
Este formato surgiu, pelo menos aqui no Brasil, em 2016 com o 60! Década de Arromba. Percebendo que, mesmo sem a dramaturgia convencional, essa forma de fazer teatro prendia a atenção do público, os criadores do tal espetáculo repetiu a dose, de forma bem-sucedida, ao lançar outros sobre os anos 70 e 80, além de um dedicado às grandes artistas femininas da história, Elas Brilham.

Serviço
80 – A Década do Vale Tudo
Local: Teatro Claro São Paulo – Rua Olimpíadas, 360, Vila Olímpia, São Paulo/SP
Data: 22 de julho a 3 de setembro de 2023
Classificação: 12 anos