Bar na Plaza Dorrego em San Telmo, Buenos Aires (Foto: Aguiar Buenos Aires)
O bairro de San Telmo em Buenos Aires, com seus antiquários e casas de tango é um charme só. Pra quem curte um retorno ao passado, San Telmo é ponto certo de diversão. Lá você encontra mais de 500 antiquários e pequenos museus com entrada franca.
Aventurarse nas ruas e praças de San Telmo com seus lampiões de rua antigos e em seu mercado na Plaza Dorrego é como fazer uma caminhada de volta ao longo do tempo entre uma série de objetos dos anos 30 como relógios de bolso, carros Matchbox, selas de couro, roupas vintage, fotografias antigas, pinturas, brinquedos, jóias, art deco e tudo que você conseguir imaginar.
Localizado em uma das áreas mais antigas da cidade, é difícil não se encantar com o charme dos casarões dos séculos XVIII e XIX que se transformaram ao longo dos anos em charmosos cafés, pequenos hotéis, restaurantes, albergues, e lojas de antiguidades.
Esta área da cidade foi uma das primeiras a serem povoada. Lá o casario é estilo colonial e as ruas com paralelepípedos. O bairro cresceu ao redor da Igreja de San Pedro Telmo, (o que deu origem ao nome do bairro). No início, o bairro era habitado por famílias aristocráticas de Buenos Aires, até que a epidemia de febre amarela de 1871 forçaram as famílias a se mover para o norte da cidade.
O Mercado: El Mercado San Telmo é outro ponto que merece um passeio gastronômico. Inaugurado em 14 de fevereiro de 1897, o mercado tinha barracas de açougue, peixe, legumes, floricultura, padaria e sapataria. Logo, o mercado se tornou um dos lugares favoritos para os moradores de San Telmo. No ano de 2001 foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.
Pasaje de la Defensa: Foi a residência de uma família típica portenha. Construído em 1880, é um dos melhores exemplos das casas típicas de San Telmo. Possui pátio interno em torno do qual as salas foram distribuídas. A grande altura do teto e o estilo de sua fachada são marcadas por influências italianas. Porém, com a crise de 30 , o prédio não escapou às necessidades do momento e tornou-se um cortiço onde 32 famílias viviam. Foi remodelado e desde 1981 abriga um centro comercial , com lojas de antiguidades, galerias de arte e pequenas lojinhas.
O Tango: Que o Tango é a expressão máxima do temperamento Portenho, belamente musicado e que sua dança é cheia de encanto e sensualidade ninguém duvida. Mas apenas em San Telmo, você poderá acompanhar os passos do verdadeiro tango Argentino, bailado na praça pela velha guarda do tango.
O tango e a vida boémia fazem parte da vizinhança. O mais legal de San Telmo, é que o bairro conserva a essência da antiga Buenos Aires onde ainda é possível encontrar um bar onde você pode ouvir tango e beber com os moradores do bairro. San Telmo possui uma atmosfera boêmia e é o lugar escolhido por artistas. Lá se encontra ainda em funcionamento alguns dos mais antigos e tradicionais cafés da cidade: o histórico café El Federal de 1864.
E a casa de Tango mais tradicional da cidade: El Viejo Almacén que oferece jantar e show num ambiente muito bacana e acolhedor.
Feira: A feira de antiguidades, que acontece todos os domingos desde 1970 sem falhar um domingo sequer, é a mais incrível atração do bairro. Na feira, você encontra relíquias datadas de todas as épocas: Pentes de madripérolas, jóias, cristais, porcelanas e faqueiros de ouro e prata. Além de uma infinidade de quinquiliarias adoráveis.
Aiás, adorável é a palavra certa pra definir San Telmo, cada pedacinho da praça, leva você a um passeio inesquecível por um universo cheio de nostalgia e encantamento. Pra quem curte uma volta ao passado e está com intenção de incluir Buenos Aires no roteiro das férias, San Telmo é, sem duvida uma das melhores opções.
SERVIÇO
Endereço: Praça Dorrego, Rua Defensa e Humberto I, San Telmo.
Linhas de ônibus: 22, 24, 28A, 28B, 29, 33, 54, 61, 62, 74, 86, 93, 126, 130, 143, 152 e 159.
Você pode chegar caminhando a partir da Plaza de Mayo, 10 blocos.
Horários da feira: Domingos das 10 a 17 hs.