A série fotógrafica que mostra as prostitutas de Nova Orleans em 1912 é um registro fotográfico do americano Johan Bellocq. Seus negativos ficaram perdidos e esquecidos por mais de 50 anos. Nos anos 70, o jovem fotógrafo Lee Friedlander redescobriu esse trabalho e expôs no Museu da Arte Moderna em Manhattan, além de publicá-las no livro “E.J. Bellocq Storyville Portraits” que imediatamente se transformou num clássico.
E.J. Bellocq (1873-1949) é uma figura ambígua na história. Depois de sua morte em 1949, oitenta e nove negativos de retratos de mulheres prostitutas do distrito de Storyville New Orleans foram encontrados, essa era uma região que a prostituição era legalizada. Todas as imagens foram tiradas por volta de 1912. O fotógrafo Lee Friedlander os adquiriu e fez cópias dos negativos. Friedlander é creditado com a recuperação e promoção do trabalho de Johan.
Muitos fotógrafos procuravam prostitutas para fazer fotos sensuais, já que elas não tinham pudores e nem família para “manchar o nome”. Confira as imagens:
As fotos em preto e branco dão um ar misterioso e até fantasmagórico para as fotografias vintage.
Belíssimas fotografias! Impossível não apreciá-las como obras de arte!
Com certeza uma raridade Rafa!