Nos anos 60, a banda The Beatles fundou a Apple, uma empresa para substituir a empresa original, Beatles Ltd. Para diversificar os negócios e não ter que pagar milhões de libras em impostos, a Apple Corps, como era chamada, foi fundada em 1967. A companhia tinha várias subsidiárias dedicadas a diferentes atividades: Apple Records, Apple Music, Apple Films, Apple Publishing, Apple Eletronics, etc.
Uma dessas subsidiárias foi a Apple Boutique, no qual teve sua inauguração no dia 7 de dezembro de 1967, localizada na Baker Street e Paddington Street, em Londres, em um prédio de tijolos que já pertencia aos Beatles. Os anfritiões da festa eram nada menos que John Lennon e George Harrison e suas respectivas esposas.
A princípio, a loja apresentava o conceito de que tudo que estava dentro do local, não só as roupas, mas a mobília e os objetos de decoração, seriam vendidos. E nas próprias palavras de Paul, “a loja era um lindo lugar para que lindas pessoas pudessem comprar coisas lindas!”
O grupo artístico holandes, The Fools, foi chamado para criar as roupas e o design interior e exterior da loja, que ficaria no térreo da Baker Street. Os artistas já haviam pintado o piano de John Lennon, as paredes na casa de George e haviam vestido os Beatles e suas esposas para o especial de TV “Our World”, no qual os Beatles apresentaram pela primeira vez a música All You Need Is Love.
Simon Posthuma, o líder e porta-voz do Fool, descreveu na época o que seria a loja: “Ela terá uma imagem ligada à natureza, como um paraíso com plantas e animais pintados nas paredes. O piso imitará grama, e a escada será como uma tenda árabe. Nas vitrines, haverá sete figuras, representando as sete raças do mundo – negra, branca, amarela, etc. Haverá iluminação exótica e faremos que o lugar seja mais feira livre do que boutique”.
As roupas vendidas na loja tinham inspirações psicodélicas e orientais. Eram muito coloridas, com formas inusitadas parecendo fantasias. Traduzindo bem aquela época em Londres e no próprio rock ‘n roll. Apesar da loja ter muitos visitantes raramente vendia-se algo, pois ela era vista mais como uma atração turística.
Inclusive, sobre atração turística, o próprio prédio era um caso a parte. Sem a autorização da prefeitura de Londres, ele foi inteiramente pintado como um mural psicodélico. Foram chamados estudantes de belas artes para pintar o mural com o projeto do Fool. A arte durou três semanas, sob forte polêmica, pois até alguns lojistas vizinhos reclamaram das cores berrantes, isto até que a prefeitura avisou que mandaria funcionários para repintar o prédio e multar a Apple. Mesmo assim, os Beatles e o Fool conseguiram inaugurar a butique com o mural artístico.
Em 1968 a Apple Boutique foi fechada. Para manter o espírito hippie, os Beatles resolveram dar todo o estoque da loja no último dia de funcionamento da loja. Em novembro de 2014, Nova Iorque recebeu um leilão da empresa Augusta Auctions, que colocou à venda várias roupas psicodélicas da Apple Boutique. Uma peça como um simples vestido de seda foi avaliada em US$ 5 mil.
Nossa que post magnífico. Adorei!!!! Aprendi coisas que não sabia.
Sempre bom ver coisas novas, né Paola?
Muito bom! Juliana Lourenço é o máximo!