Divulgado nessa quinta-feira (9), com exclusividade para a revista Rolling Stone, o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira lança o clipe Fumaça com estética retrô. A música, escrita por Assucena Assucena, compositora e vocalista do grupo, faz parte do disco Mulher, lançado em 2015.
O clipe, que mescla imagens de bastidores, mais cenas cotidianas e momentos de shows, foi gravado com uma câmera Super-8, que costuma dar um ar nostálgico para as imagens, construindo aquela identidade retrô com predominância de tom sépia e aspecto granulado.
A câmera Super-8 é um formato criado nos anos 60 e foi lançada pela Kodak em 1965. Quando surgiu no mercado, a proposta era que ela fosse usada por amadores, para registros caseiros e de eventos sociais domésticos, e por isso, entre os anos de 1970 e 1980, o modelo se tornou tão popular, o que fez esse tipo de captação de imagem estar muito associado a essas décadas.
A proposta era criar um vídeo que transmitisse lembrança, carinho, relações intimistas, e por esse seu conceito nostálgico, a Super-8 teria a essência perfeita para a produção desse clipe, segundo a proposta da diretora Carla Shah.
As Bahias e a Cozinha Mineira surgiu em 2011 com músicas que possuem uma sonoridade que mistura rock com MPB e tem como grande inspiração a cantora Gal Costa. Tendo Assucena Assucena e Raquel Virgínia nas vozes, o grupo tem ficado conhecido por compor canções que destacam o universo feminino, principalmente em relação a mulher-trans, como se identificam as cantoras.