Roberto Carlos dirigindo um de seus carros, Chevrolet Corvette Stingray, nos anos 70. (Foto: Divulgação)
Que o ícone da Jovem Guarda, Roberto Carlos, é fã de carros, principalmente os antigos, isso todo mundo já sabe. Sua paixão por automóveis é até declarada em suas músicas, como O Calhambeque e Cadillac, ou em seus filmes, como A 300 km por hora, lançado no início da década de 1970. Como todo amante (rico) de carros que se preze, o Rei tem uma coleção na garagem que varia dos atuais até os mais antigos, vamos conferir alguns dessa última categoria.
Ford A 1929, o famoso Calhambeque: O mais conhecido e o maior xodó de Roberto Carlos foi adquirido pelo cantor na década de 1960 e de lá para cá passou por várias restaurações, uma delas realizada pela equipe do ex-piloto Emerson Fittipaldi, este carro é tão querido pelo Rei que ele até compôs uma música dedicada na época da Jovem Guarda. Por ser muito conhecido, o automóvel ganhou 50 cópias, porém usando o modelo Chevy Coupé 1933 como base, para servirem de prêmio para uma promoção da Nestlé em 2010.
Cadillac Série 62 Conversível: Trazido dos Estados Unidos durante a década de 1960, o conversível também serviu de inspiração na hora de compor suas músicas e já foi propriedade do Emerson Fittipaldi. Roberto Carlos tem este carro até hoje.
Dodge Charger R/T 1971: Após as gravações do filme A 300 km por hora o cantor ganhou da Chrysler uma unidade do mesmo modelo usado no longa lançado em 1972. Hoje é possível encontrar versões em miniatura à venda pela internet.
Jaguar E-Type 1969: Este modelo foi presente da gravadora CBS em 1968 e serviu de inspiração para a música 120…160…200km por hora. Uma trágica curiosidade é que este carro pegou fogo enquanto estava em manutenção em uma oficina localizada em São Paulo, o que restou do Jaguar foi vendido para o empresário Gerry Cunigham, que transformou este Jaguar E-Type em um Jaguar D-Type, modelo adaptado para corridas.
Simca/Chrysler Esplanada 1967/1968: Já fora de linha e com sua fábrica comprada pela Chrysler, o Simca Esplanada 1967 fez parte de uma famosa cena do filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), em que o carro estava pendurado por um guindaste no alto de um prédio com o Roberto Carlos dentro sem o apoio de um dublê. Logo após as gravações, o Rei ganhou da produção um exemplar da versão sucessora do carro, o Chrysler Esplanada 1968, que aliás foi o primeiro modelo da Chrysler a ser fabricada no Brasil.
Além desses carros, Roberto Carlos também teve um Willys Interlagos, um Impala sedã 1964, a limousine Cadillac Fletwood 1962 e um Oldsmobile Cutlass conversível 1966 da extinta GM.