Coincidindo com a quarentena, momento difícil para a cultura, o Museu do Ipiranga, de São Paulo, ampliou seu acervo digital na Wikipedia e em outras plataformas colaborativas do grupo Wikimedia trazendo várias atividades para os internautas, como concursos, maratonas de edição e seminários online.
Para marcar o início do projeto, foi promovido o Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga, que ocorre desde o último dia 15 e se estende até o dia 15 de junho, em que participantes concorrem a prêmios em dinheiro ao colaborar com conteúdos relacionados ao Museu e seu acervo na Wikipedia.
Outra atividade de destaque no projeto é a realização de quatro maratonas de edição na Wikipedia, as “editatonas”, em que os interessados aprendem como editar na enciclopédia eletrônica e fazem suas primeiras contribuições sob o acompanhamento de editores experientes. A primeira maratona ocorreu neste dia 27 com o tema Mulher, Arte e História. As próximas editatonas, ainda sem data definida, abordarão os temas São Paulo Fotográfica, Os Indígenas no Museu e As Independências do Brasil.
Para completar, no mês de abril haverá seminários técnicos para pensar no desenvolvimento da infraestrutura necessária para a difusão digital livre do museu e de seu acervo, como a inserção de referências bibliográficas nas bases de dados da plataforma, linguagens de programação, entre outros.
Serviço
Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga
Local: online na wikipedia.org
Data: de 15 de março a 15 de junho de 2020
Informações: http://w.wiki/Hct
Editatonas
Local: online na wikipedia.org
Data: a definir
Informações: http://w.wiki/HgW (São Paulo Fotográfica), http://w.wiki/HgS (Os Indígenas no Museu) e http://w.wiki/HgV (As independências do Brasil)
Seminários
Local: online (link de acesso ainda não divulgado)
Data: a partir do dia 4 de abril de 2020
Acesso gratuito