O último episódio de WandaVision chegou na sexta-feira (5), no Disney+, encerrando a primeira série do MCU (Universo Cinematográfico Marvel). Após muita especulação, finalmente, há uma conclusão, e é possível ter um panorama da história que eles estavam contando.
WandaVision é sobre o luto e o processo pelo qual passamos quando perdemos alguém importante. Após esse último episódio é fácil enxergar a poderosa Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) passando por cada um deles. Os dois primeiros episódios falam da negação, são os mais imersivos nesse tema. Wanda não faz ideia de como chegou ali e não consegue responder perguntas básicas sobre seu relacionamento com o Visão.
Os episódios três e quatro representam o estágio da raiva. A Feiticeira Escarlate expulsa de maneira violenta Monica Rambeau (Teyonah Parris) do Hex. Wanda está instável e reage de maneira agressiva com todos que tentam questioná-la.
Nos episódios cinco e seis o tema abordado é a barganha. Wanda faz de tudo para manter o mundo que criou, chega, inclusive, a ameaçar os agentes da S.W.O.R.D do lado de fora do Hex. Ela também busca validação, quando pergunta para o Pietro (Evan Peters) se o que está fazendo é errado.
Já nos episódios sete e oito, Wanda está no estágio da depressão. Ela é obrigada a confrontar a realidade, tanto em relação às suas perdas, quanto ao estrago que ela mesma causou a outras pessoas. Finalmente, chegamos ao nono e último episódio, onde é abordado a aceitação. Wanda entende o que precisa fazer para seguir em frente e o mais importante de tudo, está em paz com a decisão tomada.
A sutileza com a qual o assunto foi tratado é incrível. O roteiro é muito mais sensível do que eu, particularmente, esperava de uma série de super-heróis.
Era Agatha o tempo todo…
Wanda pede para os filhos voltarem para dentro de casa e inicia uma luta entre as duas bruxas. Agatha (Kathryn Hahn) diz que a Feiticeira Escarlate não tem o conhecimento necessário para lidar com os próprios poderes.
A Feiticeira Escarlate joga um carro em cima da outra bruxa, que desaparece deixando apenas o par de botas embaixo do veículo, no maior estilo O Mágico de Oz. Visão Branco (Paul Bettany) aparece e ataca Wanda, que é defendida pelo Visão criado por ela. Os dois Sintozoides levam a luta para outro lugar.
Agatha explica para Wanda (Elizabeth Olsen) que a magia do caos era um mito e que o livro Darkhold tem um capítulo dedicado à Feiticeira Escarlate, dizendo que a bruxa tem um poder maior do que o do Mago Supremo (Stephen Strange/ Doctor Strange).
Agatha promete deixar Wanda viver em Westview, em seu mundo de sitcom, se Wanda entregar os poderes de boa vontade. A Feiticeira Escarlate se vê rodeada dos habitantes de Westview, que imploram para que ela os libertem ou os matem. Wanda decide abrir o Hex, e deixar as pessoas saírem.
Enquanto isso…
Monica tenta entender quem é aquele Pietro. A heroína descobre que se trata de Ralph Bohner, o mesmo nome do misterioso marido de Agatha. Ainda não está claro como as coisas se desenrolarão a partir daqui, já que o personagem de Evan Peters não aparece mais.
Uma teoria é de que poderia ser a testemunha que Jimmy Woo (Randall Park) estava procurando, mas essa também é uma ponta solta deixada para as próximas produções da Marvel.
Tyler Hayward (Josh Stamberg) prende Jimmy Woo e conta todo o seu plano, no maior estilo vilão de quadrinhos. Woo avisa que os agentes da Quântico não vão gostar nada daquilo.
Woo é deixado sozinho algemado, no maior estilo escape artist. Ele se solta e liga para seus amigos do Quântico, pedindo que eles estejam ali em uma hora, que foi o tempo dado pelo agente à Hayward.
Os dois Visões estão lutando ferozmente, até o Visão de Westview sugerir uma discussão sobre o que te torna você e cita o experimento mental Navio de Teseu, que basicamente pergunta se todos os componentes do navio foram trocados, ele ainda é o mesmo navio?
O Visão Branco, claramente abalado com o questionamento, começa a pensar sobre a própria identidade. O Visão de Westview explica que eles são a mesma pessoa e destrava as memórias que ainda estavam armazenadas dentro da mente do Sintozóide.
Nesse momento, aparecem vários momentos do Visão no MCU. Ele parece ter uma epifania sobre quem é. Logo depois, o Sintozóide vai embora, provavelmente para encontrar seu propósito, e se reunir com a Feiticeira Escarlate em breve.
Conclusão
Wanda consegue vencer Agatha e a prende em Westview, dizendo que sabe onde encontrá-la se precisar, indicando que vamos revê-la no futuro do MCU. Chega o momento da Feiticeira Escarlate se despedir de sua família. Ela e Visão colocam os filhos para “dormir” e Wanda, finalmente, desconstrói a barreira que cobria a cidade.
Em uma conversa, com Monica Rambeau, Wanda explica que por mais generoso que tenha sido o fato de abdicar de sua família, aquelas pessoas sempre vão odiá-la. A Feiticeira Escarlate deixa Westview liberando assim seus habitantes.
Duas cenas pós-créditos
A primeira cena mostra Monica no cinema da cidade. Ela conversa com uma Scrull, que diz ter sido mandada por um antigo amigo de sua mãe, Maria Rambeau (Lashana Lynch) e que ele quer encontrá-la. Quando questionada sobre o local, a Scrull aponta para cima.
Será que ela estava falando sobre Nick Fury (Samuel L Jackson)? Sabemos que Monica vai estar no próximo filme da Capitã Marvel, onde provavelmente poderemos ver mais de seus poderes.
A segunda cena mostra Wanda em um local isolado fazendo chá, conforme entramos na cabana, vemos uma outra versão da Feiticeira Escarlate, envolvida em seus poderes e estudando o Darkhold. Ela escuta a voz dos filhos chamando e começam a subir créditos.
Wanda será uma personagem muito importante do próximo filme do Doutor Estranho. Existe a possibilidade de ela estar tentando recuperar os filhos mexendo com o multiverso, o que chamaria a atenção do Mago Supremo, ou ela pode simplesmente pedir ajuda a ele.
E agora? O que vocês esperam para a próxima fase do MCU, conta para a gente nos comentários.