Algumas pessoas sentem cheiros de vez em quando, como os vindos dos pinheiros de Natal, e se lembram de sua infância. Outros vão a lugares nas férias que visitaram anos antes e se recordam daqueles momentos.
Há quase dois anos, sinto cheiros que me lembram da minha infância, vejo cores diferentes do céu, que fazem minha mente voltar lá em casa ou vejo lugares distantes de onde nasci, que me lembram exatamente daquele local que morei e situações que vivi. Todas essas situações despertaram em mim um questionamento, que jamais achei que alguém da minha idade teria: “Estou ficando velho?”.
Se você nasceu entre os anos 80 e 90, e é considerado um millennial, provavelmente, também já deve ter se perguntando se está ficando velho ou se tornando retrô.
Todas as vezes que escuto músicas de discoteca (principalmente as de grupos como ABBA, Boney M e Village People) lembro da cidade de Santo Ângelo (RS), por causa do meu pai. Lembro de lá porque meu pai ouvia essas músicas quando tinha seus 17 para 18 anos. Hoje, meu pai tem 60 anos e essas ainda são suas músicas preferidas… e também são as minhas.
Desde que me entendo por gente, eu olhava para o ano que certas músicas que gosto muito foram lançadas: 1956, 1979, 1985. As de 85, em 2005, faziam apenas 20 anos que estouraram nas paradas de sucesso. Hoje elas fazem mais de 35… então comecei a me perguntar: “Agora eu faço parte do meu ‘mundo retrô’”?
Você já teve essa sensação ao acordar? Que agora é você que está preocupado com o tempo? Lembro exatamente quando o grupo O-Zone lançou e explodiu no Brasil com a música Dragostea Din Tei. Essa música foi um sucesso, e eu via “os grandes” nas suas festas de música eletrônica com essa batida empolgante.
Até mesmo, o cantor Latino fez uma versão dessa música. Sim, você já dançou “Festa no Apê”! Hoje, eu olho pra trás e vejo que 2004 não está mais logo ali. E em três rápidos anos, o sucesso mundial do O-Zone completará 20 anos de lançamento.
Quando eu tinha 6 ou 7 anos, a “turma dos grandes” assistia American Pie no colégio e nós espiavamos e não entendíamos nada. Era “coisa dos grandes”. Hoje esses “grandes” tem 35 anos ou mais, já são pai e mãe de família. E o American Pie foi lançado há 22 anos…
Alguns anos mais tarde, eu já tinha uns 10 ou 11 anos. A febre da vez era a novela Rebelde, que passava no SBT todos os dias às 17h. Lembro bem do horário porque às 18h passava Cavaleiros do Zodíaco, e eu dificilmente, perdia um episódio. Possivelmente você leu isso e deu risada pois, no fundo, sentimos saudade desse tempo. Quem diria que, agora, nós somos os “Vale a Pena Ver De Novo”.
Você já parou pra pensar nisso? Que o tempo passou muito rápido? Não é uma questão de “ai meu Deus, e agora?”... apenas sinta isso. Sinta, no melhor sentido da palavra. Veja quanto tempo já passou e como as coisas nos marcaram. Veja que o tempo não vai voltar e que o presente é o que faz o passado ser tão nostálgico.
Você já parou pra pensar que, agora, nesse exato momento, além da sua mãe e seu pai, você também é retrô?