Contribuindo com o resgate dos anos 80 pela Geração Z, a banda Måneskin não só recupera o gosto musical italiano como também traz de volta os subgêneros típicos do rock da época. Com ritmos que variam entre o glam e o funk rock, suas músicas estão sendo escolhidas como trilha dos vídeos do TikTok com bastante frequência.
Ainda, combinando com a sua sonoridade, o visual da banda é aquele alternativo típico da década, com mullets, ombreiras, cabelões, maquiagem ousada e tudo mais. Ficou curioso para saber a trajetória da Måneskin? Confira como eles surgiram e fizeram sucesso entre os jovens na plataforma.
O início e a competição no The X Factor
O grupo foi fundado em 2015 pelos amigos Victoria De Angelis (baixista) e Thomas Raggi (guitarrista) na escola onde estudavam. Logo depois, a dupla virou um quarteto, recebendo Damiano David (vocalista) e Ethan Torchio (baterista). Quanto ao nome da banda, sua inspiração veio da língua natal da mãe de Victoria, o dinamarquês. Ele surgiu durante uma brincadeira entre os membros, onde eles chegaram na palavra Måneskin, que significa “clarão da lua”.
Depois de dois anos no anonimato, a Måneskin decidiu, em 2017, competir no The X Factor italiano. Logo na primeira audição, eles demonstraram toda a sua personalidade e potencial com a música de autoria própria Chosen. O grupo foi avançando no programa até chegar a final. Eles ficaram com o segundo lugar, mas mesmo assim, conquistaram o público italiano e lançaram o EP homônimo à música, além do álbum Il Ballo Della Vita (A Dança da Vida) em 2018.
Sua ascensão, vitória no Eurovision e repercussão na internet
Este álbum mostrou uma grande ambição por parte da banda por misturar músicas cantadas em italiano com as cantadas em inglês, significando que havia um desejo de expandir seu alcance para a Europa seguido de outros países fora do continente. O sucesso do disco deu uma maior relevância para a Måneskin, que chegou a abrir um show do Imagine Dragons em Milão, além de estrelar seu próprio documentário, This is Måneskin, que foi lançado nos cinemas da Itália, e realizar uma turnê pela Europa.
Mas o auge mesmo veio este ano. A banda venceu o Festival de Sanremo, o mais importante da Itália onde o prêmio é uma vaga no outro importante, porém da Europa, Eurovision. A Måneskin venceu o grande concurso europeu (assim como o ABBA em 1974) com uma versão censurada, por conta dos palavrões, da música Zitti e Buoni, também de autoria própria.
Com toda essa repercussão e elevação de patamar, naturalmente a banda virou trend no TikTok e suas músicas começaram a aparecer como as mais utilizadas nos perfis da rede social, entre elas Beggin e I Wanna Be Your Slave. Ainda, ela conta com 28 milhões de ouvintes mensais no Spotify e ainda pretende alcançar outros continentes, entre eles, claro, a América.