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Fortnite, Halo Infinite Multiplayer e Raid: Shadow Legends – Por que os estúdios adotaram o modelo Free-to-Play?

24 de janeiro de 2022, por Jane Galaxie
Lifestyle

Que tipo de benefício as empresas teriam em liberar seus serviços sem cobrar nada? Os jogos free-to-play (em tradução livre “grátis para jogar”), também representados através da sigla F2P, são modelos que podem ser jogados, como o próprio nome já diz, de forma totalmente gratuita. Na verdade, essa ação se tornou uma grande estratégia para as produtoras de games.

Ação estratégica para atrair usuários

O fato de disponibilizarem seus produtos sem fazer qualquer cobrança, abre um leque de possibilidades que aumenta consideravelmente as chances de expansão de visibilidade. Permitir ao usuário instalar ou , possibilita às empresas atrair e engajar um número muito maior de jogadores nas suas narrativas de entretenimento. Além da exposição a mais usuários, o modelo free-to-play traz diversas possibilidades para as empresas lucrarem.

Um ramo lucrativo do mercado dos games

Como forma de monetizar seus serviços, durante o andamento do jogo, os estúdios oferecem aos usuários a opção de adquirirem itens e melhorias para impulsionar a jogabilidade. São as chamadas microtransações, ou micropagamentos, uma forma de comércio eletrônico muito associada aos games. Caso o jogador não queira fazer nenhuma aquisição, isso não o impede de continuar a diversão gratuitamente. Mas, caso queira pegar um atalho, fazer alguns upgrades pode ser uma boa maneira para cortar caminhos 

Esse modelo se adequa à estratégia freemium (a qual engloba as opções free e premium), que além de disponibilizar a opção gratuita, também oferece ao jogador uma opção paga para que ele possa acessar recursos mais avançados ou funcionalidades extras. Outra maneira que as empresas aproveitam para lucrar, é com a publicidade – vendendo espaços em banners ou anúncios que não podem ser pulados.

Free-to-play: o futuro dos games

Já classificado por diversos analistas como o futuro dos games, o modelo free-to-play tem atraído cada vez mais jogadores. O motivo é claro: você pode ter boas doses de diversão sem precisar desembolsar nada por isso – a não ser que você queira dar uma incrementada na sua experiência! Esses tipos de jogos podem ser acessados tanto na internet como em dispositivos portáteis, o que facilita ainda mais a personalização da experiência do usuário. 

Diversas empresas grandes do setor têm investido substancialmente em seus games para se adequarem a esse modelo de negócio. A migração do sistema pago – pay-to-play (“pague para jogar”) – para a versão gratuita pode trazer diversas vantagens aos produtores. Atrair um número consideravelmente maior de jogadores, é uma das principais. E em alguns casos, pode até gerar uma vantagem em relação a adversários que optaram por não adotar esse sistema. Além do mais, esse modelo de jogo acaba contribuindo para evitar a pirataria, já que não é necessário pagar para começar a jogar.

Os produtores de Fortnite, Halo Infinite Multiplayer e Raid: Shadow Legends optaram por seguir esse caminho e vêm colhendo grandes resultados.

Números promissores

Fortnite

Com mais de 350 milhões de jogadores registrados desde seu lançamento, em 2017, de acordo com dados do site Tech a Cake, Fortnite se tornou a sensação da indústria de jogos. É um dos títulos mais lucrativos do mercado atualmente. Jogadores das mais diversas faixas etárias se divertem em batalhas que podem envolver até 100 jogadores por partida, e danças que fazem do jogo um fenômeno. Em 2022, milhões de pessoas jogam Fortnite todos os dias, e eventos sazonais aumentam ainda mais que o normal seu número de jogadores.

Halo Infinite Multiplayer

A responsável pelo título, a 343 Industries, lançou Halo Infinite com a proposta de ser o primeiro jogo da saga a oferecer o seu multiplayer totalmente de graça. Em seu lançamento recente, em novembro de 2021, o game registrou 272.586 jogadores simultâneos de acordo com o SteamD. Número que o colocou à frente de concorrentes de peso, garantindo a quarta posição em popularidade. O destaque do título também foi representado com a conquista do prêmio do público no Game Awards 2021.

Raid: Shadow Legends

Desde o seu lançamento em 2018, o RPG de fantasia conquistou o mundo. Segundo dados do site Pocket Gamer, atualmente, o jogo conta com mais de 380 milhões de usuários em todo o mundo, em dispositivos móveis e PC. Além disso, RAID: Shadow Legends acumulou mais de 56 milhões de downloads, com um milhão de usuários ativos diariamente em todas as plataformas.

Com todas essas informações promissoras, é fácil prever que os jogos gratuitos devem desempenhar um papel cada vez mais importante, principalmente com a chegada da nova geração de consoles, que, estrategicamente, deve oferecer uma experiência bastante “amigável” para este formato de jogo. Juntamente com a dinamicidade que engloba cada vez mais o mundo em que vivemos, o universo dos games vem acompanhando esse ritmo acelerado. Os jogos estão mudando de produtos estáticos, finalizados, e passando a oferecer experiências dinâmicas, com atualizações constantes e altamente personalizáveis.

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