Que tipo de benefício as empresas teriam em liberar seus serviços sem cobrar nada? Os jogos free-to-play (em tradução livre “grátis para jogar”), também representados através da sigla F2P, são modelos que podem ser jogados, como o próprio nome já diz, de forma totalmente gratuita. Na verdade, essa ação se tornou uma grande estratégia para as produtoras de games.
Ação estratégica para atrair usuários
O fato de disponibilizarem seus produtos sem fazer qualquer cobrança, abre um leque de possibilidades que aumenta consideravelmente as chances de expansão de visibilidade. Permitir ao usuário instalar ou baixar jogos grátis, possibilita às empresas atrair e engajar um número muito maior de jogadores nas suas narrativas de entretenimento. Além da exposição a mais usuários, o modelo free-to-play traz diversas possibilidades para as empresas lucrarem.
Um ramo lucrativo do mercado dos games
Como forma de monetizar seus serviços, durante o andamento do jogo, os estúdios oferecem aos usuários a opção de adquirirem itens e melhorias para impulsionar a jogabilidade. São as chamadas microtransações, ou micropagamentos, uma forma de comércio eletrônico muito associada aos games. Caso o jogador não queira fazer nenhuma aquisição, isso não o impede de continuar a diversão gratuitamente. Mas, caso queira pegar um atalho, fazer alguns upgrades pode ser uma boa maneira para cortar caminhos
Esse modelo se adequa à estratégia freemium (a qual engloba as opções free e premium), que além de disponibilizar a opção gratuita, também oferece ao jogador uma opção paga para que ele possa acessar recursos mais avançados ou funcionalidades extras. Outra maneira que as empresas aproveitam para lucrar, é com a publicidade – vendendo espaços em banners ou anúncios que não podem ser pulados.
Free-to-play: o futuro dos games
Já classificado por diversos analistas como o futuro dos games, o modelo free-to-play tem atraído cada vez mais jogadores. O motivo é claro: você pode ter boas doses de diversão sem precisar desembolsar nada por isso – a não ser que você queira dar uma incrementada na sua experiência! Esses tipos de jogos podem ser acessados tanto na internet como em dispositivos portáteis, o que facilita ainda mais a personalização da experiência do usuário.
Diversas empresas grandes do setor têm investido substancialmente em seus games para se adequarem a esse modelo de negócio. A migração do sistema pago – pay-to-play (“pague para jogar”) – para a versão gratuita pode trazer diversas vantagens aos produtores. Atrair um número consideravelmente maior de jogadores, é uma das principais. E em alguns casos, pode até gerar uma vantagem em relação a adversários que optaram por não adotar esse sistema. Além do mais, esse modelo de jogo acaba contribuindo para evitar a pirataria, já que não é necessário pagar para começar a jogar.
Os produtores de Fortnite, Halo Infinite Multiplayer e Raid: Shadow Legends optaram por seguir esse caminho e vêm colhendo grandes resultados.
Números promissores
Fortnite
Com mais de 350 milhões de jogadores registrados desde seu lançamento, em 2017, de acordo com dados do site Tech a Cake, Fortnite se tornou a sensação da indústria de jogos. É um dos títulos mais lucrativos do mercado atualmente. Jogadores das mais diversas faixas etárias se divertem em batalhas que podem envolver até 100 jogadores por partida, e danças que fazem do jogo um fenômeno. Em 2022, milhões de pessoas jogam Fortnite todos os dias, e eventos sazonais aumentam ainda mais que o normal seu número de jogadores.
Halo Infinite Multiplayer
A responsável pelo título, a 343 Industries, lançou Halo Infinite com a proposta de ser o primeiro jogo da saga a oferecer o seu multiplayer totalmente de graça. Em seu lançamento recente, em novembro de 2021, o game registrou 272.586 jogadores simultâneos de acordo com o SteamD. Número que o colocou à frente de concorrentes de peso, garantindo a quarta posição em popularidade. O destaque do título também foi representado com a conquista do prêmio do público no Game Awards 2021.
Raid: Shadow Legends
Desde o seu lançamento em 2018, o RPG de fantasia conquistou o mundo. Segundo dados do site Pocket Gamer, atualmente, o jogo conta com mais de 380 milhões de usuários em todo o mundo, em dispositivos móveis e PC. Além disso, RAID: Shadow Legends acumulou mais de 56 milhões de downloads, com um milhão de usuários ativos diariamente em todas as plataformas.
Com todas essas informações promissoras, é fácil prever que os jogos gratuitos devem desempenhar um papel cada vez mais importante, principalmente com a chegada da nova geração de consoles, que, estrategicamente, deve oferecer uma experiência bastante “amigável” para este formato de jogo. Juntamente com a dinamicidade que engloba cada vez mais o mundo em que vivemos, o universo dos games vem acompanhando esse ritmo acelerado. Os jogos estão mudando de produtos estáticos, finalizados, e passando a oferecer experiências dinâmicas, com atualizações constantes e altamente personalizáveis.