A Copa do Mundo foi idealizada em 1928 e sua primeira edição foi em 1930, mas só foi em 1962 que as músicas tema surgiram, para animar ainda mais a ocasião. A partir daí, o país-sede de cada edição passou a selecionar seu músico pop do momento para compor e interpretar uma música temática, animada e que levantasse o astral e o espírito competitivo do público, além de enfatizar a cultura do país em questão com seus ritmos típicos.
Já conhecemos o Waka Waka da Shakira e as demais músicas que bombaram nas últimas copas. Agora vamos conferir as mais antigas, desde a primeira até as datadas nos anos 90. Confira.
As músicas-tema que ficaram na história da Copa do Mundo
1 – El Rock del Mundial (Los Ramblers para a edição do Chile em 1962)
Em clima de rock’n’ roll, que estava no auge na época, Los Ramblers lançou uma música tema festiva e dançante capaz de agitar os torcedores mais assíduos, El Rock del Mundial. Na época, essa música foi lançada em compacto 45 rpm e vendeu em torno de 900 mil cópias, batendo um recorde de vendas.
2 – World Cup Willie (Lonnie Donegan para a edição da Inglaterra em 1966)
A Inglaterra dos anos 60 estava tomada pelo rock, Swinging Sixties e pela beatlemania. Mas ao invés de escalar os fab-four ou qualquer outro nome da invasão britânica para cuidar da música tema, Lonnie Donegan, o “rei do Skiffle”, foi o escolhido para cumprir a função. Com um ritmo que remete às bandas de fanfarra, World Cup Willie, que foi lançada em compacto um ano antes da Copa, passou o espírito esportivo e competitivo para o público, mas a letra teve um foco maior no mascote da época, o leão Willie.
3 – Futbol México 70 (Los Hermanos Zavala para a edição do México em 1970)
Uma mistura do groovy típico do início dos anos 70 com o ritmo latino, a música criada e interpretada pelos Hermanos Zavala, Futbol México 70, tem uma letra acolhedora. Lá eles dão as boas vindas para as seleções de outros países e para os turistas que foram até o país para assistir aos jogos no estádio, além de desejar boa sorte para o país que vencesse, independente qual.
4 – Futbol (Maryla Rodowicz para a edição da Alemanha em 1974)
Com pegada mais disco music, a Futbol, de Maryla Rodowicz, é voltada para o esporte em si. Uma curiosidade é que essa música foi a primeira da história a ser cantada em um idioma diferente do país sede, no caso o polonês. Já a sonoridade é, claro, enérgica, a fim de levantar o astral do público.
5 – Anthem (Buenos Aires Municipal Symphony para a edição da Argentina em 1978)
Sendo a primeira música tema instrumental, Anthem, da Buenos Aires Municipal Symphony, uniu a disco music com a música orquestrada. O resultado foi uma sonoridade parecida com a trilha sonora de Star Wars. Faz sentido, afinal o futebol, mesmo que apenas um entretenimento, é uma batalha, neste caso por uma taça.
6 – El Mundial (Plácido Domingo para a edição da Espanha em 1982)
El Mundial, de Plácido Domingo, nos trouxe um pouco da cultura espanhola na sua sonoridade, com muitos arranjos de metais e violinos, além de uma melodia romântica, apesar do ritmo agitado e festivo. A letra já aborda a comemoração da chegada da Copa do Mundo, as reuniões entre as pessoas para assistir aos jogos, seja no estádio ou em volta da televisão, e as emoções que o evento transmite para as pessoas.
7 – Hot Hot Hot (Arrow para a edição do México em 1986)
Pela primeira vez surge uma música tema para a Copa do Mundo que também serve para outras ocasiões. Sua letra não fala diretamente sobre a Copa, os jogos ou o país sede, mas sim sobre festas e comemorações no geral. O México foi novamente o país-sede da Copa nesta edição de 1986, mas quem cuidou de sua música tema foi o britânico Arrow, que cantou Hot Hot Hot, uma música em inglês com uma sonoridade mais puxada para o caribenho.
8 – Un’estate italiana (Edoardo Bennato e Gianna Nannini para a edição da Itália em 1990)
Un’estate italiana, de Edoardo Bennato e Gianna Nannini, tem uma sonoridade mais calma se comparada às das outras músicas tema para a Copa do Mundo, mas também transmite aquele espírito positivo e de esperança para o público. Sua letra fala mais sobre a emoção de ver os jogos dentro do estádio.
9 – Gloryland (Daryl Hall e Sounds of Blackness para a edição dos EUA em 1994)
A Gloryland, de Daryl Hall e Sounds of Blackness, tem uma sonoridade gospel, com um ritmo calmo e um coral destacado nos arranjos, que passa uma sensação de esperança para o público. Sua letra, assim como a da Copa de 1986, não fala diretamente sobre o evento, mas fala sobre a realização de sonhos.
10 – Toghether Now (Jean Michael Jarre e Tetsuya Komuro para a edição da França em 1998)
A Copa de 1998 foi a primeira a ter mais de uma música tema. No caso ela teve mais duas além de Toghether Now, de Jean Michael Jarre e Tetsuya Komuro – La Cour des Grands, de Youssou N’Dour e Axelle Red, e La Copa de la Vida, de Ricky Martin. Escolhemos a primeira para este tópico por ser a única a ser composta e interpretada por um francês, apesar da música ser cantada em inglês. Bem enérgica, sua sonoridade é voltada para a música eletrônica, capaz de levantar o espírito esportivo de qualquer um.