Através de encontros atemporais com os grandes artistas da Paris dos anos 1920, Woody Allen faz uma verdadeira declaração de amor à “Cidade Luz”, ao assinar o seu maior sucesso de bilheteria: “Meia Noite em Paris” (2011).
Mas não é preciso esperar até meia-noite para passear pela capital francesa – a qualquer momento ela oferece uma infinidade de atrações turísticas
para seus visitantes. Siga os passos de Gil Pender (Owen Wilson) para caminhadas inspiradoras e explore esta cidade deslumbrante em 10 locações usadas nas filmagens dessa obra-prima da sétima arte.
Igreja de Saint-Etienne-du-Mont
É na escadaria do portal norte da igreja de Saint-Étienne-du-Mont, localizada no Monte Sainte-Geneviève em pleno Quartier Latin, que, todas as noites, Gil espera pelos seus adoráveis amigos que vieram de outro tempo. Muito heterogênea, a igreja reúne os estilos gótico e renascentista, uma mistura explicada pelo longo tempo de construção, pois estendeu-se entre 1492 e 1626. A poucos passos do Panteão, nela está sepultada a padroeira de Paris, Sainte-Geneviève.
Endereço: Place Sainte-Geneviève, 75005 Paris, França.
Jardins de Monet, Giverny
Giverny, um vilarejo pitoresco nos arredores de Paris, é visto na sequência que retrata jardins de Monet , um dos primeiros passeios de Gil e Inez (Rachel McAdams). A antiga casa do artista impressionista Claude Monet e seus extensos jardins e espelhos d’água, que inspiraram muitas de suas obras, são agora conhecidos como Museu da Fundação Claude Monet. As cenas foram filmadas no local real.
Endereço: 84 Rue Claude Monet, 27620 Giverny, França.
Hotel Le Bristol Paris
Após uma visita aos jardins de Monet, em Giverny, Gil e Inez encontram seus pais no Hotel Le Bristol. Durante toda a estadia em Paris, eles ocupam a suíte panorâmica. Com 188 quartos, este palácio tem o maior jardim privado de Paris, uma piscina com vista para a cidade e para o Sacré-Coeur, além do restaurante gourmet Epicure, de três estrelas. Durante o filme, várias cenas são feitas no saguão do hotel, no restaurante e em alguns dos quartos. E não é para menos, foi lá que Allen ficou hospedado durante as filmagens.
Endereço: 110 rue du Faubourg-Saint-Honoré, 75008 Paris, França.
Mercado de pulgas de Saint-Ouen
Claro, antiguidades é um passatempo francês favorito, portanto faz sentido que um dos maiores mercados de pulgas do mundo seja apresentado no filme. Em Meia Noite em Paris, Inez e Gil visitam o mercado de pulgas de Saint-Ouen. Na vida real, este lugar é fácil de ser encontrado com uma curta excursão do centro de Paris e contribui para um passeio perfeito à tarde. A dica é visitá-lo nos finais de semana, quando todas as lojas estão abertas e é possível encontrar de tudo – desde roupas vintage até móveis antigos.
Endereço: 110 Rue des Rosiers, 93400 Saint-Ouen-sur-Seine, França.
Dia dos Fitzgerald no Musée des Arts Forains
No Musée des Arts Forains que foi filmada a excêntrica festa dançante dos Fitzgerald, da qual Gil participou em sua terceira noite mágica. Este museu recria uma decoração de passeios de outrora, com objetos e brinquedos dos parques de diversões antigos, cujas atrações podem ser aproveitadas pelos visitantes. Nos finais de ano, o Arts Forains promove o ‘Festival du Merveilleux’, quando coloca em funcionamento várias atrações como os incríveis carrosséis. Belle Époque, organiza visitas guiadas e um espetáculo de luz e imagens.
Endereço: 53 Avenue des Terroirs-de-France, 75012 Paris, França.
Le Grand Véfour
Gil, Inez e os pais desta almoçam à mesa do Le Grand Véfour, outra instituição parisiense do século 18, enquanto discutem um assunto tipicamente francês: a política. Inaugurado nas arcadas do Palais-Royal, em 1784, primeiro como Café de Chartres, o letreiro tornou-se, em 1820, um dos primeiros restaurantes gastronômicos de Paris.
Endereço: 17 rue de Beaujolais, 75001 Paris, França.
Apartamento de Gertrude Stein
Durante sua segunda noite de magia, Gil é levado à casa da poetisa, escritora e dramaturga Gertrude Stein (Kathy Bates). Chegada a Paris em 1904 para se juntar ao irmão, a feminista americana rapidamente se interessou pela efervescência artística da “Cidade Luz”. Seu apartamento era conhecido por ser um dos lugares onde artistas e intelectuais de todo o mundo se reuniam aos sábados para saraus. Scott e Zelda Fitzgerald (Alison Pill e Tom Hiddleston, respectivamente), Salvador Dali (Adrien Brody), Ernest Hemingway (Corey Stoll) e Pablo Picasso (Di Fonzo Bo) são alguns dos artistas deste inspirador grupo. Este é o endereço real onde Gertrude Stein e sua parceira Alice B. Toklas moraram.
Endereço: 27 rue de Fleurus, 75006 Paris, França
Livraria Shakespeare & Company
Considerando que Meia Noite em Paris apresenta tantos escritores e autores literários da década de 1920, não é surpresa que a icônica livraria de língua inglesa, Shakespeare & Company, apareça no filme. Inclusive, A loja original de mesmo nome, fundada por Sylvia Beach, era frequentada por grandes nomes da literatura, como Hemingway, Fitzgerald e Gertrude Stein, apenas para citar alguns. No entanto, a Shakespeare & Company de hoje não é realmente a original. Já quase parisiense, Gil passeia pela livraria que fica no 5º arrondissement. Diz-se mesmo que Owen Wilson, o intérprete de Gil, é frequentador assíduo deste local durante as suas estadias na capital francesa.
Endereço: 37 rue de la Bucherie, 75005 Paris, França.
Palácio de Versalhes e Museu Rodin
Grandioso, imponente e conhecido como o mais famoso dos passeios de um dia saindo de Paris, o Palácio de Versalhes começou como um humilde pavilhão de caça durante a Idade Média. Foi apenas com a chegada do Rei Sol, ou seja, Luís XIV, no século 17, que o outrora pequeno château se transformou no resplandecente palácio. Em Meia Noite em Paris, várias cenas são filmadas em Versalhes, tanto nos jardins quanto dentro do próprio edifício palaciano.
Gil e Inez continuam o passeio com Paul (Michael Sheen) e Carol (Nina Arianda) e seguem para o elegante Museu Rodin. Situado no 7º arrondissement de Paris, a casa-museu do século 18 é o lugar onde o artista viveu e trabalhou. No filme, os casais passeiam pelos jardins e Paul começa a contar aos demais informações incorretas sobre o museu, antes de ser educadamente corrigido por um guia, interpretado por ninguém menos que Carla Bruni-Sarkozy (famosa atriz, cantora, e ex-primeira-dama da França).
Endereços: Versalhes – Place d’Armes, 78000 Versailles, França; Museu Rodin – 77 Rue de Varenne, 75007 Paris, França.
Pont Alexandre III
Muitas vezes citada como a “ponte mais bonita do mundo”, a magnífica Pont Alexandre III, de estilo Beaux-Arts, está situada entre o Petit Palais e o Grand Palais. Muito mais que uma ponte, um monumento ricamente decorado com postes de iluminação Art Nouveau, colunas de mármore e estátuas douradas – as Dorées Renommées – que simbolizam as Artes, Ciências, Indústria e Comércio. A sul, a Pont Alexandre III oferece vistas para Les Invalides, ou seja, o museu do exército, bem como para a cúpula dourada sob a qual Napoleão se encontra. Sua beleza, mesmo na chuva, talvez seja o motivo de ter sido escolhida como locação para as cenas finais de Meia Noite em Paris.
Endereço: Pont Alexandre III, 75008 Paris, França.