Depois de anos deixando as crianças dos anos 90 órfãs até hoje, o Chocolate da Turma da Mônica volta para as prateleiras pela Brasil Cacau. Mas, o que era para ser uma alegria para os nostálgicos pelo produto, acabou virando uma decepção para o público.
Antes fabricado pela Nestlé, o Chocolate da Turma da Mônica eram tabletes de chocolate ao leite decorados e com vários dos personagens da franquia feitos de chocolate branco em alto relevo. Além disso, cada unidade vinha com três tabletes sortidos, além de um cartão postal divertido e colecionável.
Já o da Brasil Cacau veio com tabletes sem decoração nenhuma, apenas com o formato da Mônica e do Cebolinha sem a cobertura de chocolate branco, deixando-os sem destaque no doce. Fora isso, não vem nenhum cartão postal de brinde e cada unidade tem apenas um tablete.
De acordo com a marca, o relançamento do chocolate foi para comemorar seus 15 anos de fundação e apostar fortemente neste próximo Dia das Crianças. Mas a forte nostalgia do público já crescido não passou por despercebido. “Há registros de pessoas que fizeram tatuagens em homenagem ao chocolate, e nos fóruns que discutem produtos da década de 90, o chocolate Turma da Mônica é um dos que são relembrados com mais saudade”, conta Renata Vichi, CEO do Grupo CRM, que detém a Brasil Cacau.
O novo Chocolate da Turma da Mônica já está à venda nas lojas físicas da Brasil Cacau, assim como no site oficial da marca.
Pesquisa contraditória
O novo Chocolate da Turma da Mônica apresenta quatro decepções – um tablete por unidade ao invés de três, não vem cartão postal, dois personagens primários, ao invés da turminha completa e dos secundários, e os personagens em alto relevo são tão de chocolate ao leite quanto a base do tablete. De todos esses pontos, o mais criticado pelo público nas redes sociais é o personagem de chocolate ao leite, que dificulta o ritual dos nostálgicos de comer a base do tablete primeiro para depois comer a região do chocolate branco.
Questionada, a Brasil Cacau justificou que o chocolate branco do personagem foi retirado devido à uma pesquisa feita em fóruns online sobre o consumo nostálgico. De acordo com a marca, os internautas responderam que se pudessem mudar algo, fariam o tablete todo em chocolate ao leite. Essa justificativa gerou uma controvérsia e levantou a suspeita de que os participantes dos fóruns sequer eram da geração Y, perfil este que a marca tenta alcançar como sendo a predominante.
Agora que a crítica foi dada, será que a próxima leva de Chocolate da Turma da Mônica pela Brasil Cacau será da forma que o público realmente quer? Será que virá mais completa, com os personagens em chocolate branco? Deixe sua expectativa e sua aposta nos comentários.