Quando o assunto é cinema, toda referência é válida, mas os clássicos, são sempre uma obrigatoriedade para os apaixonados por filmes. Entre eles, estão alguns que marcaram os anos 60 e que fazem sucesso até hoje. Confira:
Psicose (1960) – Um dos filmes mais marcantes do gênero terror, em Psicose, Marion Crane, rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion, desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.
Bonequinha de Luxo (1961) – Um dos filmes que marcou a atuação de Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo, ela é Holly Golightly uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany’s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante, que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.
The Birds (1963) – Clássico de Hitchcock, em Os pássaros, Melanie Daniels, uma jovem da cidade de São Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia, chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado: Mitch Brenner. Mas na cidade começa de repente a acontecer fatos estranhos: pássaros de todas as espécies passam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados.
Mary Poppins (1964) – Em 1910, em Londres, o banqueiro Mr. Banks, um homem frio que trata com rigidez Jane e Michael, seus filhos sapecas, não consegue contratar uma babá, pois elas desistem facilmente do emprego. Numa noite, enquanto redige com sua esposa um anúncio de jornal procurando uma babá, sua filha Jane aparece com uma carta mostrando como seria uma babá perfeita. Esta carta acaba chegando nas mãos de Mary Poppins, que é tudo aquilo que está descrito na carta. Mary Poppins possui poderes mágicos e, com seu amigo faz-tudo Bert, transforma a vida daquela família, com muita música, magia e diversão
Dr. Fantástico (1964) – Obra de Stanley Kubrick, em Dr. Fantástico, há a narrativa das possíveis conseqüências caso um anticomunista e louco general americano (Sterling Heyden) desse a ordem de bombardear a União Soviética com o objetivo de ficar livre dos “vermelhos”, sem se dar conta de que este ato seria provavelmente o início da Terceira Guerra Mundial.
A noviça Rebelde (1965) – No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça que vive em um convento, mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta religiosa, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, que tem sete filhos, ele é viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquista o carinho e o respeito das crianças, mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.
Bonnie & Clyde, uma rajada de balas (1967) – O filme narra a história do famoso casal de jovens Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty) que durante a era da Grande Depressão, acabam se apaixonando de forma inusitada e tornam-se uma das duplas de assaltantes mais famosas de toda a história americana. Baseado em fatos reais.
O bebê de Rosemary (1968) – Clássico do terror dos anos de 1960, Rosemary e seu marido se mudam para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos estranhos de agir; eles logo invadem a privacidade de Rosemary, de forma que começa a incomodá-la. Há algo por trás disso tudo e Rosemary, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.
BRASILEIROS
À meia-noite levarei sua alma (1964) – Clássico do lendário José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, narra a história do cruel e sádico coveiro Josefel Zanatas, temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior. Ele é obcecado por gerar o filho perfeito, que possa dar-lhe a continuidade de seu sangue. Mas sua esposa não pode engravidar, e ele acredita que a namorada de seu amigo seja a mulher ideal que procura. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou.
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) – Dirigido por Glauber Rocha, um dos mais importantes cineastas brasileiros, o filme narra a história de Manuel um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
O bandido da luz vermelha (1968) – Baseado em fatos reais, o filme de Rogério Sganzerla, conta a história do marginal paulista chamado João Acácio Pereira, mais conhecido como Bandido da Luz Vermelha, coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados – de estupro a assassinatos. Ele conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona.
Macunaíma (1969) – Inspirado no livro de mesmo nome, inscrito por Mário de Andrade, o filme Macunaíma, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, conta a história de um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.
Já assistiu todos esses? Quais outros fazem parte da sua lista?
Alguém se lembra do filme do garoto chamado Braile q falava muito rápido e fazia parte de um orfanato de crianças especiais ?