Home > Cinema & TV > A casa do Mundo da Lua existe, confira como ela está 30 anos depois da série

A casa do Mundo da Lua existe, confira como ela está 30 anos depois da série

12 de janeiro de 2022, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Casa Mundo da Lua

Estávamos nós debruçados no tapete da sala de casa, sugando nossas caixas de Toddynho e assistindo Mundo da Lua. Então, piscamos os olhos e nos vemos sentados em frente ao computador lendo artigos do tipo “por onde anda Lucas Silva e Silva depois de 30 anos?”. Pois é, é a vida!

Claro que, com um público bem nostálgico, é inevitável pesquisar como anda o elenco hoje em dia e outras curiosidades da clássica série, entre elas a icônica casa que serviu de cenário principal. Aliás, o sobrado é um dos temas mais procurados pelos fãs da produção da TV Cultura e, inclusive, não só existe como também permanece conservada, apesar de algumas alterações leves. 

Ela está localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e as poucas reformas que recebeu em sua fachada foram a raspagem de suas paredes brancas para expor seus tijolos e a substituição de suas grades e portões brancos por um muro alto e um portão de ferro mais privativo. Mas ainda se percebe logo de cara que aquela casa é a “casa dos Silva e Silva” pelas janelas do andar superior e pelo belo e já antigo pau-brasil plantado na calçada, que, aliás, é patrimônio da cidade desde 1989 e já foi tema de um dos episódios da série. 

A história da casa e sua relação com a série 

Depois de gravarem uns episódios pilotos em um apartamento, que foram reprovados pela TV Cultura e estão perdidos até hoje, uma antiga produtora da série resolveu sair em busca de uma locação que preenchesse os requisitos da emissora. O que ela procurava era uma casa antiga, com a cara da classe média da época e que parecesse “casa de vó”. Pinheiros era o local ideal por ser um bairro calmo. 

Quando a casa foi encontrada, a emissora entrou em contato com seus proprietários e combinou com eles de usar o imóvel como locação para a série com a condição de ser usada apenas para cenas externas. As internas foram todas gravadas em estúdio com cenários montados de forma que os ambientes fictícios combinassem com a estética da real casa. 

Casa do Mundo da Lua
(Entrada da casa, que está preservada. | Foto: Facebook)

O imóvel foi construído nos anos 40 por um engenheiro químico de Franca, interior de São Paulo, que já morava na capital e era recém-casado. Ele morou nesta casa com sua família por muitos anos, até falecer em 1996. Sua família decidiu vendê-la dois anos depois por ser grande e custosa para ser mantida. 

Mas mesmo sem ter posse mais da casa, Malu Ferreira, filha do engenheiro, relembra os bons momentos que passou naquele local e do período em que ele era usado para as gravações da série. “A gente se sentiu lisonjeado por terem escolhido essa casa. Lembro que quando morava lá muitas escolas no bairro faziam passeios para mostrar a árvore [pau-brasil]. Batiam muito na porta e queriam saber se ali tinha sido realmente o ‘Mundo da Lua’. Foi emocionante a valorização de uma produção brasileira”, conta.   

A atual dona e moradora da casa do Mundo da Lua é um tanto conhecida

Outro ponto interessante dessa casa é que quem mora nela hoje é nada mais e nada menos que a filha de Ziraldo, Fabrízia Alves Pinto. De acordo com a cineasta, ela adquiriu a casa ainda nos anos 90 sem imaginar que ela fez parte da clássica série. 

“Estava caçando um lugar com mais espaço externo do que interno para morar e achei aqui. Só descobri que era a residência da série depois que me mudei para cá”, conta. Nascida no Rio de Janeiro, Fabrízia passou muito tempo fora do Brasil e não chegou a conhecer Mundo da Lua. Ela só soube do programa depois de ter virado reprise e já morando no imóvel.

Casa Mundo da Lua
(A casa existe e permanece conservada, apesar de algumas reformas na fachada. | Foto: Douglas Nascimento/São Paulo Antiga)

A moça também afirma que não vê problema algum no interesse das pessoas que passam em frente à casa. “Sempre tem alguém tirando foto aqui na frente, seja pela série, seja pelo pau-brasil da calçada. É quase um ponto turístico, devia ser tombado [devia mesmo!]. Não me importo com a curiosidade das pessoas, acho graça”, continua. 

Além do Mundo da Lua, a casa também foi cenário de vários comerciais filmados pela proprietária, que tem um grande amor pelo imóvel por conta de suas árvores e jabuticabeiras plantadas no quintal. “É um sítiozinho dentro de São Paulo”, conclui.

Matérias Relacionadas
Chocolate Turma da Mônica da Brasil Cacau
Brasil Cacau “relança” chocolate da Turma da Mônica e desaponta os nostálgicos
Cabelo Volumoso
Cabelo volumoso volta a ser tendência e recebe inspiração de divas do passado
Romantizar o passado
Romantizar o passado: do lifestyle alternativo a idealização desenfreada
Calça Corsário
Calça Corsário, a queridinha da virada do milênio, volta a ser tendência em 2024

Deixe um comentário