Conhecidas como “molduras do rosto”, as sobrancelhas atribuem um papel fundamental na harmonia facial e podem até influenciar na expressão. Finas ou grossas, mais arqueadas ou retilíneas. As sobrancelhas sofreram uma clara evolução ao longo dos anos. Vejamos as mudanças:
Anos 20 e 30: Finas, arqueadas e arredondadas, definição de feminilidade e glamour para a época. As sobrancelhas poderiam até ser depiladas para traçar um delineado perfeito com um lápis. As atrizes Greta Garbo e Clara Bow eram adeptas a esse estilo de traçado.
Anos 40: Mais naturais, porém bem arqueadas. As sobrancelhas começam mais grossas e terminam mais finas, sinônimo de sensualidade.
Anos 50: Nessa década, as sobrancelhas se mostravam mais preenchidas e escuras. O formato “acento circunflexo” de Marilyn Monroe e Sophia Loren era inspiração para as mulheres da época.
Anos 60: Super arqueadas e finas. As sobrancelhas de Twiggy e seu estilo andrógeno ditaram a tendência da década.
Anos 70: Naturais, as sobrancelhas seguiam seu desenho original, raramente eram tingidas. A atriz Farrah Fawcett representava as sobrancelhas da época, mantendo-as longas e impecavelmente penteadas e aparadas.
Anos 80: Essa década foi marcada por sobrancelhas grossas e expressivas. Quanto maior, melhor! Sem se preocupar com a pinça, Madonna e Brooke Shields, lançaram essa tendência para os anos 80.
Anos 90: Naturais porém mais limpas. As sobrancelhas dos anos 90 deixou o visual mais leve em Demi Moore e Sharon Stone.
Anos 2000: A moda retomou o desenho das sobrancelhas mais arqueadas e finas. Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow são representantes desse estilo.
Anos 2010 em diante: A partir de então, as sobrancelhas não seguem uma tendência específica. A naturalidade de seu formato e espessura é respeitada, levando-se em conta os limites do rosto para se obter a harmonia perfeita para cada pessoa. O objetivo agora é realçar o desenho natural e corrigir possíveis falhas. Surgem então estrelas como Lily Collins, Emilia Clarke, Cara Delevingne, que se destacaram com as suas sobrancelhas bem marcadas, mas ao mesmo tempo naturais.