Home > Destaque > A história dos extravagantes chapéus usados no Kentucky Derby, a corrida de cavalos mais chique do mundo

A história dos extravagantes chapéus usados no Kentucky Derby, a corrida de cavalos mais chique do mundo

13 de janeiro de 2020, por Daise Alves
Moda
Kentuchy Derby

Realizado anualmente no primeiro sábado de maio, em Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos, o   é uma das corridas de cavalos mais famosas do mundo e costuma atrair admiradores de todo o mundo há mais de 140 anos.

Além dos incríveis cavalos, uma das coisas que chamam bastante atenção nesse evento de  é o chapéu, acessório usado por todas as mulheres na corrida mais chique do mundo.

PORQUE AS MULHERES USAM CHAPÉU NO KENTUCKY DERBY

A tradição acompanha o evento desde seu início, em 1875, e foi criada pelo próprio fundador Meriwether Lewis Clark Jr., que, após uma viagem para a Europa, resolveu remodelar a corrida, trazendo o alto nível europeu para a América.

Kentucky Derby em 1936

Os espectadores esperam ansiosamente que seu cavalo cruze a linha de chegada no Kentucky Derby em 1936 (Foto: Getty Images)

Para tornar o evento atrativo, ele precisaria também ser um evento de moda e torná-lo cativante para as moças da cidade foi uma estratégia para enaltecer o glamour do evento. Então, o “traje completo” para o evento esportivo tornou-se obrigatório para homens e mulheres e uma oportunidade para a alta sociedade desfilar as novidades da moda.

O USO DO CHAPÉU NO KENTUCKY DERBY AO LONGO DAS DÉCADAS

Antigamente, quando as mulheres saiam de casa, principalmente para grandes eventos, o que não poderia faltar era o chapéu, acessório essencial para complementar o figurino. Entretanto, ao longo das décadas, o uso diário de chapéu e elementos semelhantes como casquetes, fascinators, foram se transformando.

Mulheres usando chapeús no Kentucky Derby em 1977

Mulheres usando chapeús no Kentucky Derby em 1977 (Foto: Getty Images)

Na década de 20, apesar do evento não ser tão atrativo para o “estilo melindroso”, as damas da época ainda podiam escolher entre ternos e vestidos formais que combinasse com os chapéus da época. Nas décadas seguintes, os itens estavam ficando cada vez menores e mais conservadores, em comparação aos chapéus da era vitoriana.

Na década de 60, a moda passou por uma revolução, que refletiu também no dress code nas pistas de corrida. As normas de moda social mudaram e a presença da televisão deu às mulheres uma razão para se destacar. Os chapéus se tornaram maiores, mais brilhantes e mais extravagantes.

CHAPÉU: DECLÍNIO SOCIAL E EXTRAVAGÂNCIA NO KENTUCKY DERBY

Com o tempo, os chapéus já não faziam mais parte do dia a dia feminino e as pessoas já não os usavam o tempo todo. Então, eventos como Kentucky Derby, tornou-se uma desculpa para usar algo extravagante.

Mulheres usando chapéu no Kentucky Derby

(Foto: Divulgação Kentucky Derby)

Não há regras para que tipo de chapéu usar no evento. O item passou então a ser uma forma de ganhar admiração e atenção. Nos dias de hoje, a tradição se tornou em um amuleto de boa sorte para os participantes da corrida.

Matérias Relacionadas
5 chapéus retrô para se apaixonar; saiba onde comprar o seu com desconto
Conheça a história dos chapéus e boinas preferidos dos Mods

Deixe um comentário