Poucos sabem, mas mulheres tiveram um papel fundamental na evolução dos relógios de pulso. Há quem diga que foi Santos Dumont quem inventou o acessório, no entanto, tem-se documentado que o primeiro relógio de pulso conhecido foi feito em 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte.
Inicialmente, apenas mulheres da realeza e aristocratas da Europa usavam relógios, já que ainda era algo caro e as peças tinham status de jóia – antes disso, apenas homens carregavam relógios de bolso em seus ternos. A tendência foi se popularizar apenas no final do século 19, quando mulheres comuns também começaram a se interessar pelo item como um acessório de moda e as marcas a fazer produtos para um público-alvo mais amplo.
O acessório evoluiu muito com o passar dos anos e, hoje, anda mais em alta do que nunca, com modelos, inclusive, inspirados em ícones do passado. A seguir, você confere as tendências de relógio feminino do século 20 (1920 a 1990) e sugestões de novos modelos com toques retrô para montar o look perfeito!
Década de 1920
Os relógios da década de 1920 refletem o início da era Art Deco. A elegância dos acessórios combinava perfeitamente com o luxo e rebeldia da moda e cultura da época.
Peças finas, com pedras preciosas e formas inusitadas, como visor redondo, retangular ou quadrado, eram bastante populares. Se a ideia é investir em uma peça com referências dos anos 1920, vale apostar nos cristais, como este relógio rose abaixo.
Década de 1930
Novas técnicas de relojoaria surgiram na década de 1930 e as peças se tornaram mais ousadas e mais expressivas nesta época.
Ponteiros e pulseiras com design inusitado, pedrarias, e outras novidades surgiam com a Art Deco a todo vapor. Portanto, para investir num look inspirado nos anos 1930, vale escolher um modelo que fuja do convencional.
Década de 1940
Devido aos efeitos da Segunda Guerra Mundial, houve muito menos relógios fabricados neste período do que outros. Como a moda de modo geral, na relojoaria também havia um senso sobriedade e simplicidade nas peças feitos na década de 1940, porém, eram itens feitos para durar.
Tanto as peças de metal, como couro rementem àquela época. Portanto, se a ideia é montar um look inspirado na década de 1940, vale investir em algo mais neutro e duradouro, com design clean.
Década de 1950
Com o fim da Segunda Guerra e a retomada do mercado, a década de 1950 trouxe grandes novidades no setor. Tecnologias como o cronômetro mundial e a função de alarme foram inventadas nos anos 1950.
No design, um mix entre simplicidade e glamour. Peças complementavam o luxo do new look como verdadeiras joias. Para um visual 50’s, vale investir em pulseiras mais finas e peças douradas que remetem a ouro.
Década de 1960
Os relógios da década de 1960 também refletem as mudanças sociais do período, com a criatividade a todo vapor numa nova linguagem de design que parecia não ter limites ou padrões.
Uma ideia para quem quer trazer um pouco da década que mais quebrou padrões é investir em modelos inusitados, como este inspirado em signos – a cara da Era de Aquário.
Década de 1970
Popularizados na década de 1970, os relógios de quartzo substituíram em sua grande maioria os relógios mecânicos — que funcionavam através de mola e corda. O design da época tendia a um estilo futurista marcado por formas geométricas, muita cor e, ocasionalmente, a palavra “quartzo” orgulhosamente estampada nos mostradores.
Na década de 1970 também foi popularizado o modelo digital, portanto, vale a pena investir em peças que trazem de volta essa tendência da “tecnologia retrô”.
Década de 1980
Os relógios femininos dos anos 80 refletiam o espírito da mulher dessa década, que estava se destacando no mercado de trabalho e se preocupando mais com a carreira.
Apesar do exagero da moda da época, a estética dos relógios deste período é mais clean e reflete as mudanças de atitude das mulheres em relação à feminilidade. Para um visual oitentista, vale investir em peças mais neutras que misturam prata e dourado.
Década de 1990
A relação dos consumidores com os relógios mudou bastante com o início da era digital. Foi nos anos 1990 que as pessoas começaram a questionar o papel desses acessórios em suas vidas, já que já era possível ver as horas pela televisão, computador ou painel do carro. Assim, começaram a ser mais valorizados os relógios de luxo, feitos artesanalmente por um relojoeiro qualificado.
O relógio mecânico voltou a ter o seu valor e espaço na década de 1990 e começou a ser considerado como um item de luxo e status. Peças produzidas com materiais diferenciados se destacam.
Preciso encontrar para adquirir um relógio que era de corda da década de 80, mostrador azul com corrente de pescoço prateada, é um relógio a corda. Mas é especial para minha mãe