Nos anos 70, algumas personalidades marcaram a década e são referência até os dias de hoje. Depois de conferir as tendências da moda dos anos 70, chegou a hora de conferir as figuras que fizeram parte dessa década tão marcante. Confira:
1 – Ali MacGraw
A atriz norte-americana Ali MacGraw fez inúmeros filmes de sucesso desde o final dos anos 60, mas é mais lembrada pela sua atuação em Love Story, de 1970. Atualmente ela vive no estado do Novo México, nos EUA, e seu último trabalho como atriz foi em 2012, narrando o documentário Valles Caldera: The Science, que não chegou a ser lançado no Brasil.
2 – Bill Gibb
Bill Gibb era um estilista escocês renomado pela sua peculiaridade entre os anos 60 e 70. Sua carreira começou em 1967 quando ele foi um dos seis jovens estilistas convidados a passar três meses em Nova York para apresentar suas criações. Voltando para Londres, onde morava, ele co-fundou a boutique Alice Paul, foi freelancer para a loja Baccarat e, em 1972, fundou sua própria companhia, a Bill Gibb Fashion Group, na qual administrou até 1988, ano de sua morte, além de abrir sua primeira loja em 1975.
3 – Bianca Jagger
A nascida na Nicarágua Bianca Jagger é uma atriz e ativista dos direitos humanos, porém só se tornou conhecida ao virar esposa de Mick Jagger em 1971, cujo casamento durou até 1978. Durante essa década, ela também ficou conhecida por ser amiga próxima de Andy Warhol e frequentar o Studio 54.
4 – Germaine Greer
Uma das mais importantes feministas do século XX, Germaine Greer é uma acadêmica e escritora australiana. Seu mestrado e doutorado foram conquistados logo no final dos anos 60 e, em 1968, passou a lecionar Língua Inglesa na Universidade de Warwick, no Reino Unido. Mas ela só ganhou grande destaque em 1970 pela publicação de seu livro A Mulher Eunuco, que a torna lembrada até hoje. Adotando o posicionamento radfem, Germaine é bem famosa por criticar a diversidade de gênero.
5 – Joni Mitchell
A artista Joni Mitchell alcançou o sucesso nos anos 70 com um repertório influenciado pelo jazz e folk rock, inclusive a revista Rolling Stones a classificou como a 75ª melhor guitarrista de todos os tempos, além de uma das melhores compositoras da história. As letras de suas músicas falam sobre sentimentos, como romance, desilusões e alegrias, mas o foco maior está em temas sociais e ambientais.
6 – Kansai Yamamoto
O estilista Kansai Yamamoto teve seu auge entre as décadas de 70 e 80 pelo seu estilo selvagem e maximalista. Kansai fundou seu próprio negócio em 1971, a Yamamoto Kansai Company Ltd., em Tóquio, sem contar que se tornou o primeiro japonês a apresentar suas criações em Londres. Um de seus mais importantes clientes foi David Bowie, que vestiu uma de suas obras andróginas e futurísticas em seus shows, principalmente na turnê de Ziggy Stardust. O estilista morreu em 2020, vítima de leucemia.
7 – David Bowie
Já que mencionamos o músico, David Bowie também foi ícone nos anos 70, aliás isso não é novidade para ninguém. O “camaleão do rock” se manteve como uma figura importante, além de uma das mais influentes, do glam rock por cinquenta anos. Mas, focando na década-tema, seu destaque foi para o seu alter ego Ziggy Stardust, que, com seu sucesso, ganhou várias aparições nos shows do cantor, além de ter protagonizado um álbum.
8 – Marc Bolan
Além de David Bowie, outro nome importante do glam rock é Marc Bolan. O cantor e guitarrista britânico se tornou bem famoso quando integrou o duo de folk rock T. Rex em meados dos anos 60. T. Rex só fez sucesso nos anos 70, levando a mudar seu status de dupla para banda e mudar seu gênero para glam rock, mas a popularidade de Marc durou pouco após falecer em um acidente de carro em 1977.
9 – Beverly Johnson
A modelo americana Beverly Johnson também é atriz e empresária. Mas o destaque maior em sua carreira foi ser a primeira modelo negra a aparecer na capa da Vogue americana em 1974 e a primeira mulher negra a aparecer na capa da revista Elle francesa um ano depois. Ainda, ela foi estrela do reality show Beverly Full House na emissora de televisão da Oprah Winfrey.
10 – Vivienne Westwood
A estilista britânica Vivienne Westwood se tornou muito popular por levar os movimentos punk e new wave ao mundo da moda. Tudo começou em 1971 quando ela abriu, ao lado do marido Malcolm McLaren, sua primeira loja de roupas, a Let it Rock, inspirada no rock original dos anos 50 e pensada para o público marginalizado das periferias de Londres. Ela ganhou o título de “estilista-punk” por criar peças para os integrantes da Sex Pistols, banda em que seu marido era produtor, além de outras bandas do gênero.