Depois de tanta espera, a Netflix finalmente divulgou a data em que a segunda parte da temporada final de As Telefonistas entrará para o catálogo. A partir do próximo dia 3 e em cinco episódios, saberemos mais sobre o desfecho das protagonistas da série, que estão em meio a Guerra Civil espanhola.
A plataforma não deu muitos detalhes, deixando o público ansioso, mas divulgou o trailer oficial, que mostra as personagens lutando contra o fascismo na Espanha dos anos 30 e tentando recuperar as conquistas feministas alcançadas ao longo da série.
As Telefonistas e sua última temporada
A série original da Netflix começou se passando em 1928, quando uma família influente da época, a Cifuentes, abrem uma então moderna empresa de telecomunicações.
Lídia (Blanca Suárez), Ángeles (Maggie Civantos), Carlota (Ana Fernández) e Marga (Nadia de Santiago), passam a trabalhar na empresa como telefonistas e percebem que as mulheres daquela época não tinham o poder da voz, provocando assim um sentimento de amor e ódio pelos seus maridos, namorados (antigos e atuais) e pais.
As Telefonistas aborda não só o empoderamento feminino como também temas considerados polêmicos para o início do século XX, como a bissexualidade, transexualidade, aborto, violência doméstica e as mais variadas formas de desigualdade.
Já em sua quinta e última temporada, na qual a primeira parte foi lançada em fevereiro, a série se passa alguns anos depois dos acontecimentos finais da anterior.
As personagens voltam para a Espanha e se reencontram após permanecerem foragidas da polícia, porém elas são surpreendidas pela Guerra Civil espanhola e se envolvem na batalha para que os direitos iguais permaneçam na geração futura. Com a morte de Ángeles na quarta temporada, sua filha Sofía (Denisse Peña) migra para o elenco principal.