Em meio a uma quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus, que parou fábricas, comércios, escolas e outros estabelecimentos, além de fechar fronteiras e cancelar voos, em sua maior parte, internacionais, muitos internautas estão associando a pandemia com obras da cultura pop que “previram” o que está acontecendo agora. É o caso das músicas de Raul Seixas e de At The Drive-In, além do filme de Os Simpsons, lançado em 2007 nos cinemas.
A primeira associação feita foi com a música O Dia em que a Terra parou, de Raul Seixas. No hit de 1977, faixa do álbum Maluco Beleza, Raul conta sobre um sonho que ele teve em que todas pessoas do planeta inteiro tiraram o dia para se trancarem em suas casas, como se fosse combinado, parando assim os comércios, escolas, igrejas…
Outra canção muito associada com a atual pandemia é a Quarantined, lançada no ano 2000 pela banda de post-hardcore At The Drive-In como faixa do álbum Relationship Of Command. Sua letra aborda um mundo violento e desesperado com cidades abandonadas por conta de um surto.
Já com a fama de prever várias situações em sua série animada, como a eleição de Donald Trump para presidente nos EUA por exemplo, a franquia de Os Simpsons lançou um longa para os cinemas em 2007 em que toda a Springfield é isolada por conta de uma contaminação. No filme há uma cena em que Tom Hanks apresenta um comercial divulgando uma cidade destruída como um local turístico, e nos créditos finais o ator reaparece pedindo aos fãs “se vocês me virem pessoalmente, me deixem em paz”.
Tom Hanks e sua esposa, a também atriz Rita Wilson, foram diagnosticados com o COVID-19 neste mês de março e estão em estado de isolamento.