Muitas bandas e muitos artistas tiveram seu sucesso alcançado logo no álbum de estreia, mas este não foi o caso da Cachorro Grande. Formada em 1999, a banda mod de Porto Alegre só foi lançar seu primeiro disco de estúdio em 2001, que é homônimo. Mas, por ser de uma gravadora pequena, teve pouca divulgação e, consequentemente, não alcançou o grande público.
Eles podem não terem sido reconhecidos logo aí, mas este álbum os levaram a tocar em vários festivais de bandas independentes, que ampliaram sua fandom. E, a partir daí, mais planos passaram a sair do papel, entre eles o segundo disco As Próximas Horas Serão Muito Boas, de 2004, álbum este que, desta vez, os levaram para o sucesso e reconhecimento nacional.
Mas voltando para o primeiro disco, este, cuja capa nos remete ao cartaz do filme A Hard Day’s Night, dos Beatles, contém 13 faixas e, dessas, três são músicas que, mais tarde, se tornaram bem conhecidas – Lunático, Sexperienced e Debaixo do Chapéu. Sua sonoridade é aquele híbrido do bom e velho beat com o rock psicodélico, que lembra muito bem a dos Mutantes. Já as letras das músicas expressam aquela filosofia do sexo, drogas e rock’n roll.
O disco homônimo da Cachorro Grande foi gravado e distribuído pela DeckDisc, que hoje conta com artistas consagrados em seu portfólio, como Pitty, Elza Soares, entre outros. Este álbum está disponível no Youtube, nas principais plataformas de streaming de música, assim como, será lançado no formato vinil e em edição limitada pela Maleta Discos, que já o disponibilizou para pré-venda.