Na última terça-feira (3), foi apresentado no Teatro Filarmônico de Verona, na Itália, o Calendário Pirelli 2020, fotografado por Paolo Roversi. Nomeado de “Procurando Julieta”, o calendário é inspirado no drama clássico de Shakespeare.
Para mostrar que há uma Julieta em cada mulher, a 47º edição do The Cal é protagonizado por Claire Foy, Mia Goth, Chris Lee, Indya Moore, Rosalía, Stella Roversi, Yara Shahidi, Kristen Stewart e Emma Watson.
Uma novidade, é que pela primeira vez o Calendário funde fotografia com cinema e vem acompanhado de um curta-metragem. Paolo Roversi interpreta a si mesmo como um diretor de cinema entrevistando candidatas ao papel de Julieta, que passam, uma a uma, pelas lentes do diretor para retratar a multifacetada Julieta com uma ampla gama de emoções e expressões.
Clicado em maio, o Calendário Pirelli 2020 é o primeiro a ser realizado por um fotógrafo italiano cujos cenários foram a cidade de Verona, terra natal de Julieta, e Paris, a cidade onde ele vive há mais de quarenta anos. Para a concepção desse projeto, o artista afirma que estava procurando uma alma singela, repleta de inocência, força, beleza, ternura e coragem.
“Vislumbrei-a no olhar, nos gestos e nas palavras de Emma e Yara, Indya e Mia. Nos sorrisos e nas lágrimas de Kristen e Claire. Nas vozes e nas canções de Chris e Rosalía. E em Stella, vislumbrei a inocência. Porque há uma Julieta em cada mulher e a procurarei por toda a minha vida” – declarou Paolo Roversi.
O Calendário 2020 tem 132 páginas, com o anuário na capa, trechos de Romeu e Julieta e 58 fotografias a cores e preto e branco, que retratam as protagonistas e a cidade de Verona. A capa abre-se desvendando o desenho de um firmamento que representa o universo e que, idealmente, abrange e envolve a história de Julieta, tornando-a eterna.
Na capa e na contracapa brilha o verdadeiro calendário em letras douradas. As datas de nascimento de Julieta, de seu encontro com Romeu, de suas núpcias e do falecimento de ambos também estão ressaltadas. A estas datas juntam-se as datas de nascimento das protagonistas do Calendário, cujos nomes estão espalhados dentro da capa, no meio de estrelas e astros, reproduzindo uma abóbada celeste poética.