Já falamos aqui que pin-ups e drag queens tem tudo a ver, já que adoram uma montação e um close. E quer mais uma ligação? Os famosos calendários, conhecidos por serem ilustrados por pin-ups no início do século XX, também serviram de inspiração para o Picumanas.
O coletivo Picumanas, projeto de Drag Queens de Porto Alegre, apresenta, pela primeira vez, seu calendário 2020. A cada mês, uma Queen mostra sua estética pessoal, demonstrando um pouquinho da cena Drag da cidade. A iniciativa é independente, realizada por artistas LGBT, e conta com o patrocínio de empresários locais.
O lançamento ocorreu em uma data muito especial: dia 8 de dezembro, durante a Parada Livre de Porto Alegre e já está disponível no Café Sala Precisa, que fica na Rua Joaquim Nabuco, 197 e no Venezianos Pub Café, Rua Joaquim Nabuco, 397, além de estar disponivel online pela página no Instagram do coletivo e pelo e-mail.
A arrecadação do CalenDrag será inteiramente revertida para o TransENEM Porto Alegre, com o objetivo de ajudar na manutenção do projeto, visando principalmente auxiliar no transporte dos alunos das atividades organizadas pelo Coletivo.
O TransENEM é um coletivo que busca atuar no âmbito da Educação e LGBT da capital, oferecendo um curso popular gratuito focado no exame para conclusão do ensino médio e ingresso no ensino superior para mulheres travestis, pessoas trans (binárias e não-binárias) e outros grupos LGBTs da região.
Brasil é o país que mais mata travesti e transexuais no mundo
Segundo dados da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), mais de 90% das travestis e mulheres trans convive com a realidade de uma profissão de risco e não regulamentada, que é a prostituição. Estudos da ONG Transgender Europe (TGEU) apontam que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Grande parte dessa população não conseguiu terminar o Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Ficha Técnica CalenDrag
Realização: Coletivo Picumanas
Produção: Jean Netto, Lorenzo Soares e Pedro Jardim
Fotografia: Matheus Amaral
Assistentes: Jaqueline Silva, Piethro Dutra e Pietra Nunez
Edição Fotográfica: Caetano Weissmann
Projeto Gráfico: Luiz Henrique Medeiros
Drags
Ayö (Matheus Amaral)
Belle Z Boo (Lucas Garcia)
Bonnie May (Estevam Agustoni)
Elektra (Vitória Oliveira)
Jazzy Jones (Pedro Jardim)
Kai (Caetano Weissmann)
Lo Litta (Lorenzo Soares)
Mona Vipere (Uriel Ventura)
Rebeca Rebu (Jean Netto)
Savannah Sigma (Mateus Dreyer)
Seripha Sigma (Luiz Henrique Medeiros) Zelda (Bruno Deki)
Patrocínio
Café Sala Precisa
Bar Ocidente
Joseph’s
Venezianos Pub Café
Vitraux Club