O verão nem terminou ainda e segue aquele calorão de fritar ovo na calçada, mas já estamos ansiosos para a temporada de outono/inverno de 2025. O motivo? O casaco Penny Lane, que acabou de entrar para a lista das coisas vintage que voltam com tudo para a era contemporânea.
Poucos conhecem a peça por este nome ou até mesmo pelo seu nome original, Afghan Coat, mas conhecemos muito bem pelas suas características e pela sua associação com o movimento hippie e o rock’n roll. O casaco Penny Lane é aquele feito de camurça, com pelos chamativos nas mangas e nas bordas e, algumas vezes, decorado com bordados.

Assim como a estampa paisley, este casaco saiu da Ásia e veio para as terras ocidentais com a cultura hippie nos anos 60 e 70, se tornando um dos símbolos das maiores estrelas do rock. Item tradicional do Afeganistão, a peça só foi ganhar o apelido de “Penny Lane” em 2000 com o filme Quase Famosos, onde a personagem Penny Lane (Kate Hudson) usava o casaco com frequência. Mas tem quem associe o casaco e este nome com a música Penny Lane, dos Beatles, pois foi John Lennon quem popularizou a peça no Ocidente em 1967, mesma época de lançamento do hit homônimo.
Logo após o histórico momento fashion causado pelo Beatle, a peça se tornou essencial nos armários de nomes ilustres, como Jimi Hendrix e Pink Floyd. E o Afeganistão não ficou esquecido nessa história. A maioria dos hippies daquela época passaram a visitar a cidade de Cabul, e uma das suas ruas, a Chicken Street, que antes era tomada por vendedores locais de aves, ganhou vários antiquários e lojas de roupas, onde era possível comprar o casaco afegão.

Claro que, como todo item de moda, o casaco Penny Lane teve suas idas e vindas. A peça caiu no esquecimento nos anos 80 e só foi ressurgir nos anos 2000, talvez o filme citado acima tenha ajudado nesse retorno.
Mas, quando voltou, veio repaginada em camurça sintética e vestindo nomes como Britney Spears e até mesmo a Phoebe nas últimas temporadas de Friends. Hoje o casaco voltou novamente no figurino de Daisy Jones & The Six e em celebridades, como Bella Hadid e Taylor Swift.

A tendência atual com este casaco, aparentemente, estará mais voltado para o streetwear, envolvendo calças jeans, cropped, tênis e peças mais oversized. Mas, como o casaco Penny Lane combina com várias ocasiões e a moda hoje está mais democrática, atendendo não apenas padrões variados como também estilos e personalidades variadas, não é problema nenhum aderir a esse retorno da forma mais 60s e 70s o possível.
Botas de cano longo acompanhadas de vestidos psicodélicos ou minissaias são ótimas apostas para compor o look com este casaco. Calças boca de sino, principalmente as feitas com jeans ou brim, também não ficam de fora. Enfim, vai da sua criatividade e gosto pessoal!

Você pretende aderir o casaco Penny Lane neste próximo outono/inverno? Comente.