Uma das principais integrantes da frota original da EFCJ, a Automotriz à gasolina também conhecida carinhosamente por “Mercedinha” já se encontra em Campos do Jordão, onde irá compor a segunda unidade do Centro de Memória da ferrovia. O equipamento raro, construído em 1917 inicialmente com partes mecânicas do automóvel Berliet, de origem francesa , recebeu, posteriormente, em 1922, o motor atual Mercedes.
Ao longo dos anos a Automotriz atendeu os trens de subúrbios até 1956, passando depois a ser utilizada em serviços de manutenção e vistoria da EFCJ. Permaneceu em uso até o final da década de 1960. Com a inauguração do teleférico, em 1971, ficou em exposição no Morro do Elefante, até que em 1994 foi retirada do local e reformada pela Mercedes Benz, voltando a funcionar em um circuito turístico no Horto de Campos do Jordão.
Essa valiosa peça histórica foi recolhida à oficina de manutenção da Estrada de Ferro, em Pindamonhangaba, reconhecida pelo criterioso trabalho de revitalização do patrimônio. Ali passou por restauração para finalmente incorpora-se ao Centro de Memória.