Chaos in Dreamland é um perfil no Instagram, atualmente com 24 mil seguidores, da inglesa Bonita, produtora de Cinema e TV de 30 e poucos anos. Nas últimas semanas você já deve ter se deparado com belíssimas imagens vintage e ao mesmo tempo futurista com mulheres super produzidas com cabelos rosa, verde e platinado e cenários simetricamente montados. Parecem belíssimas fotografias bem editadas, mas estamos falando de um trabalho feito com inteligência artificial.
O que é inteligência artificial?
Resumidamente, a inteligência artificial é uma técnica de análise de dados que identifica padrões e automatiza a criação de modelos, aprimorando essas informações com o mínimo de intervenção. O objetivo é que cada vez mais as máquinas tenham capacidade cognitiva, assim como os humanos, para gerar resultados mais assertivos e com maior eficiência.
O tema ainda gera muitas discussões. Hoje, vamos falar apenas de como o recurso tem sido usado também entre os artistas vintage, em especial, por Bonita, a nossa artista entrevistada do dia.
Chaos in Dreamland
Bonita não tinha muitos planos quando decidiu criar a página Chaos in Dreamland e nem imaginava que a mesma se tornaria tão popular. Em pouco mais de seis meses o perfil alcançou mais de 20 mil seguidores e diversas interações.
A ideia surgiu através de publicações no Linkedin:
“Eu tinha visto algumas pessoas postando imagens de IA no LinkedIn no ano passado, usando as primeiras versões do Midjourney [empresa de I.A.]. Muitas pessoas na minha indústria estavam usando ou discutindo sobre os perigos de tirar nossos empregos.
Eu brinquei com isso fazendo o teste gratuito e depois esqueci por um tempo. Então, em novembro, comecei a ver pessoas postando imagens de IA no Instagram e fiquei impressionado com o quanto o Midjourney melhorou em tão pouco tempo.
No começo, minhas criações careciam de estilo ou enredo. Com infinitas possibilidades ao meu alcance, o processo de manifestar um sonho na tela quase instantaneamente foi esmagador. Eu estava criando tudo e qualquer coisa que eu pudesse pensar. Desde então, encontrei um estilo que gosto e criei meu mundo com base nisso.
Para Bonita, Chaos in Dreamland representa escapismo
“Depois de um longo dia de trabalho, adoro entrar na Dreamland e evocar qualquer mundo fantástico que eu queira. Parece ressoar com tantos e me deixa muito feliz que as pessoas amem o mundo que estou criando”, afirma a artista.
Ao ser questionada sobre I.A. ser a base da sua arte e como ela desenvolve essa esse trabalho, Bonita afirma que é muita tentativa e erro e que passa horas, todos os dias, misturando os comandos e fazendo os ajustes necessários.
“Muitas vezes me perguntam se é fácil criar imagens de IA. A resposta é sim, mas é muito demorado criar a visão que você tem em sua cabeça e selecionar as imagens que fluem com a história.”, completa.
Percebe-se que as imagens de Chaos in Dreamland têm muitas referências vintage e futurista. Isso porque, Bonita é uma grande colecionadora de itens antigos.
“Eu coleciono muitos itens antigos de várias épocas. Sempre tive um fascínio por bijuterias e pela sensação que tenho ao mergulhar no passado, seja música, filme, antiguidades, colecionáveis, livros, etc. Suponho que as imagens que crio são apenas uma extensão disso. É muito um sentimento de nostalgia e saudade de um mundo diferente que me inspira.”
Muitas pessoas ainda não conseguem identificar quando uma imagem é gerada por I.A. ou quando é fotografia real. Não seria diferente com Chaos in Dreamland, em que a artista recebe com frequência solicitações de ensaios fotográficos.
“Recebo muitos pedidos para fazer ensaios fotográficos. Normalmente, apenas explico às pessoas que as imagens são todas geradas por IA. Eu tenho escrito claramente em toda a minha página e em cada postagem agora.”
Chaos in Dreamland x Brasil
Universo Retrô – Nas últimas semanas, você conquistou seguidores do Brasil que gostam de cultura e estilo vintage. Você conhece alguns artistas brasileiros daqui? O que você conhece do Brasil?
Bonita – Eu não sabia que tinha seguidores brasileiros, isso é incrível! O Brasil parece ter uma cultura maravilhosa, a vida selvagem única da floresta tropical brasileira inspira algumas das minhas obras de arte. Adoro comida e experimentar diferentes cozinhas do mundo; os pratos brasileiros que experimentei aqui em Londres eram incríveis. Adoraria visitar um dia.
O que Chaos in Dreamland pensa sobre Inteligência Artificial
Universo Retrô – Ainda existem muitos debates e críticas sobre o uso de I.A. criar arte, principalmente com ilustradores, fotógrafos, artistas plásticos… O que você acha disso?
Bonita – Honestamente, sinto que todos têm direito à sua opinião e tudo bem. Eu também sou um artista e experimentei muitas disciplinas ao longo dos anos. Eu realmente amo ilustrar com tinta e também vendo gravuras que faço à mão. É muito fácil para as pessoas criticarem e assumirem que todo mundo que usa IA não tem talento. Na minha experiência, a maioria dos outros criadores de IA também são criativos. Para mim, é apenas mais um meio e não prejudica nenhuma outra forma de arte.
Universo Retrô – Para finalizar, quais são suas expectativas e planos com Chaos in Dreamland?
Bonita – Não tenho expectativas, estou muito feliz por poder oferecer alguma forma de escapismo para os outros. Eu conheci tantas pessoas incríveis desde que minha página decolou. Isso me surpreende diariamente e restaurou um pouco da minha fé na humanidade. Eu realmente acho que encontrei o “lado certo” da internet e adoro interagir com todas as pessoas maravilhosas que encontram o caminho para minha página. Eu adoraria fazer mais colaborações, então se alguém quiser colaborar, estou esperando.
Serviço
Instagram: https://www.instagram.com/chaosdreamland/