Home > Destaque > Chaves e Chapolin: por que as séries atraem tanto os rockeiros?

Chaves e Chapolin: por que as séries atraem tanto os rockeiros?

2 de setembro de 2024, por Leila Benedetti
Música
Chaves e Chapolin

Sabemos que Chaves e Chapolin conquistaram o Brasil a ponto de atravessar gerações e virar um fenômeno por aqui. Mas, curiosamente, a maioria dos fãs de ambas as séries têm algo muito em comum – o perfil de metaleiro ou dos aficionados por classic rock

Repare naquele fã de Chaves no qual você convive, se você for um, então, repare em você mesmo. Pesquise por paródias que envolvem as obras de Roberto Bolaños no Youtube, muitos vídeos que aparecem são montagens das cenas misturadas com a temática rock. Além disso, não esqueça também de olhar os fóruns de fã-clube e homenagens pela internet, verá que sempre tem pessoas rockeiras no meio, se pá até bandas inspiradas ou que fazem alguma referência (Mamonas Assassinas com seus figurinos inspirados no Chapolin é um forte exemplo). 

Mamonas Assassinas
(Mamonas Assassinas e seus figurinos inspirados no Chapolin. | Foto: Divulgação)

O motivo disso não é uma incógnita como parece e, portanto, nós do UR vamos explicar. Tanto Chaves, como Chapolin vieram ao Brasil em meados dos anos 80, época em que o rock estava em seu auge aqui no país. Como se não bastasse o BRock celebrando a volta da nossa democracia, o punk rock e o rock progressivo já estavam com sua força desde os anos 70. 

Isso rendeu muitas referências para os encarregados pela trilha sonora no Brasil. Trechos de Pink Floyd e Rush são tocados em algumas cenas das séries, assim como os temas de Seu Madruga e o de abertura, escritos por Marcelo Gastaldi e lançados como faixa de um disco lançado pelo SBT, foram inspirados em uma música do Black Sabbath e em outra dos Monkees, respectivamente. 

Vale lembrar também que os rockeiros de hoje eram todos crianças entre os anos 80 e 90, época em que Chaves e Chapolin bombavam no horário nobre da TV aberta e eram considerados programas “infantis”. Muito provavelmente o gosto musical deles foram formados aí, mas nunca se deram conta disso.

As exibições originais não apenas de Chaves e Chapolin, como também das esquetes de Chespirito também tiveram um pouco de rock em suas referências. É uma pena estas usadas pelos mexicanos nunca terem sido exibidas por aqui, pois lá usaram nomes mais clássicos, como Jimi Hendrix, Frank Zappa e, inclusive, os Beatles. Tanto as séries, como as esquetes foram originalmente lançadas no início dos anos 70 e estes ícones da música estavam completamente em seus auges. 

Matérias Relacionadas
Chaves e Chapolin de volta
Chaves e Chapolin estão de volta à TV aberta depois de 4 anos fora do ar
Antes do Fim - Inocentes
Antes do Fim: Inocentes lança álbum acústico com faixas gravadas na pandemia
3º Rock This Town
3º Rock This Town Festival acontece neste mês de setembro em SP
Silvio Santos
Silvio Santos: confira a trajetória do “homem do baú”

Deixe um comentário