Sucesso entre os anos 30 e 60, os cinemas drive-in voltam com tudo nessa época de pandemia do novo coronavírus pelo mundo todo, o motivo vai além da pura nostalgia, é também para ajudar as pessoas a sair um pouco da mesmice que a rotina vem sofrendo por conta da quarentena e, ao mesmo tempo, se manterem protegidos contra a covid-19. As orientações para assistir um filme no conforto e na segurança de seu carro variam entre cada estabelecimento.
Drive-In no Brasil
Aqui nas terras tupiniquins já tínhamos um único cinema drive-in funcionando desde a década de 70, o Cine Drive-In localizado em Brasília. Logo quando o surto do novo coronavírus chegou no país, o proprietário decidiu fechar o estabelecimento, que aliás se tornou Patrimônio Cultural e Material do Distrito Federal em 2018, de forma temporária, até que no último dia 28 o governo estadual autorizou a reabertura do local, porém na condição de haver o espaço de uma vaga entre um carro e outro.
A Praia Grande, cidade localizada no litoral de São Paulo, também aderiu a volta dos cinemas drive-in. A rede de cinemas Cinesystem, junto com o Litoral Plaza Shopping, decidiu abrir um cinema do tipo, que começou a funcionar na segunda-feira do dia 4 sob a orientação de que apenas pessoas que residam na mesma casa e mantém contato durante todo o período de isolamento social podem assistir a um filme dentro do mesmo carro.
Drive-In no Estados Unidos
Segundo a Associação de Proprietários de Cinemas e Teatros Drive-In, o país ainda mantém 305 cinemas do mesmo tipo espalhados por quase todos os cinquenta estados desde que o conceito drive-in foi criado. Apesar de mais modernos, os cinemas desse tipo não eram muito procurados até a chegada da pandemia no EUA, agora os estabelecimentos estão se adaptando com a nova demanda, que tende a aumentar ainda mais nos próximos meses. Um exemplo é o Blue Starlite Mini Urban Drive-In, um pequeno cinema drive-in localizado no Texas que mantém o estilo “ferro velho antigo”.
Drive-In na Lituânia
A capital da Lituânia, Vilnius, aproveitou o estacionamento do aeroporto local, que está fechado por conta da pandemia, para abrir um cinema drive-in no final do último mês de abril. Carinhosamente batizado de Aerocinema, o estabelecimento criado pelo Festival Internacional de Cinema de Vilnius em parceria com a Lithuanian Airports se tornou o primeiro a ser instalado em um estacionamento de aeroporto do mundo, e para completar, possui um telão cuja altura equivale a um prédio de cinco andares.
Drive-In na Alemanha
O já existente Autokino, localizado na cidade de Essen, e o convencional Loe Studios, localizado em Marl e adaptado para drive-in em um terreno aberto atrás de um bar, esgotaram seus ingressos no mês de abril com a exibição de dois sucessos dos anos 90, O Rei Leão e a comédia alemã Manta Manta, e o vencedor do Oscar 2020, Parasita. Além destes, a empresa de eventos D.Live também adaptou um estacionamento em Düsseldorf para instalar um cinema drive-in, que teve ingressos esgotados logo no dia da inauguração.
Drive-In na Coréia do Sul
As regras para garantir o distanciamento social são mais rigorosas nesses estabelecimentos.“Máximo de 2 pessoas por carro + filhos próprios até 14 anos. Em caso de não observância temos que recusar a admissão! Só podemos digitalizar o ingresso eletrônico no local com a janela do carro fechada.” anuncia um dos cinemas.
O país asiático também viu um aumento na procura por cinemas drive-in. No subúrbio de sua capital, Seul, o Jayuro Drive-in, que já funcionava antes da pandemia, teve um aumento de 30% nas vendas de seus ingressos.
Outros estabelecimentos sul coreanos foram surgindo em parques públicos e estacionamentos por todo país, como na cidade de Nowon, que adaptou um parque local para abrigar um cinema drive-in gratuito, “aliviando a população de um sofrimento emocional”, segundo o prefeito Seung-Rok.
Sentiu vontade de visitar esses cinemas drive-in? Espera intensamente que lancem um em sua cidade? Conhece mais algum que está a todo vapor neste momento de pandemia? Deixe um comentário.