Home > Destaque > Como as Redes Sociais estão impulsionando o consumo de produtos vintage e o crescimento dos brechós

Como as Redes Sociais estão impulsionando o consumo de produtos vintage e o crescimento dos brechós

12 de maio de 2025, por Jane Galaxie
Lifestyle

O universo vintage nunca esteve tão em alta. Segundo um estudo realizado pelo Mission Brasil, divulgado com exclusividade pela CNN, 92,3% dos consumidores afirmam que as redes sociais influenciam diretamente suas compras de itens nostálgicos. Seja através de postagens, influenciadores ou marketplace de segunda mão, o mercado vintage vem ganhando cada vez mais espaço, conquistando principalmente os millennials e a geração Z.

A força das redes sociais no mercado vintage

Plataformas como Instagram, TikTok e Pinterest estão repletas de conteúdos sobre moda vintage, decoração retrô e colecionáveis. De acordo com a pesquisa, 38,7% dos consumidores consideram essa influência significativa, enquanto 34,6% dizem sentir algum impacto ao visualizar postagens sobre produtos nostálgicos.

O apelo estético e a memória afetiva são alguns dos principais fatores que tornam esses itens tão desejados. A história por trás de uma peça e a exclusividade também pesam na decisão de compra. Segundo o estudo, o design do produto é o que mais atrai (35% dos consumidores), seguido pela história da marca (24%) e funcionalidade (23%).

E o que o consumidor vintage busca?

Dentre os produtos vintage mais comprados, os videogames antigos lideram o ranking com 25% de preferência, seguidos por roupas vintage (22%), alimentos e bebidas retrô (17%), doces e chocolates clássicos (10%) e brinquedos antigos (8,5%).

O vestuário vintage, em especial, tem sido um dos maiores focos dessa tendência, impulsionando o crescimento dos brechós especializados. A ideia de adquirir roupas com história e autenticidade, além de contribuir para um consumo mais sustentável, tem sido um grande atrativo para os consumidores mais jovens.

O brechó do Universo Retrô

Referência pioneira em conteúdo nostálgico há quase 10 anos, o Universo Retrô também abraça essa tendência com o seu próprio brechó online. Nossa curadoria conta com peças icônicas, que vão de achados das décadas de 1950 a 1990 até peças mais recentes da virada do milênio e dias atuais, trazendo moda com história e personalidade para nossos clientes.

Além da loja virtual do Universo Retrô, que conta com produtos próprios e coleções especiais lançadas esporadicamente, o brechó conta com um grupo VIP no Whatsapp com peças inéditas e um catálogo virtual semanalmente atualizado com novidades.    

Se você é apaixonado por roupas com um toque nostálgico ou deseja incluir mais sustentabilidade em seu guarda-roupa, não deixe de conferir as novidades em nosso brechó. Além de roupas, trabalhamos com acessórios, bolsas e objetos decorativos que resgatam o charme do passado.

A nostalgia mais em alta do que nunca!

A influência das redes sociais no consumo vintage é inegável. A busca por peças que remetem à memória afetiva, além da crescente preocupação com um consumo mais consciente, tem impulsionado o mercado de produtos usados. Se você também faz parte desse movimento, venha conhecer o brechó do Universo Retrô e encontre verdadeiras relíquias para chamar de suas!

Matérias Relacionadas
Rainha do Batom
Rainha do Batom: conheça a cearense de 95 anos que viraliza na web pelo seu charme e alto astral 
Casaco Penny Lane
Casaco Penny Lane já é anunciado como tendência para o inverno de 2025
Margret Chola
Margret Chola: conheça a mais nova ícone da moda da terceira idade
Brincos dos anos 80
Brincos dos anos 80 é mais uma tendência da época que volta neste ano

Deixe um comentário

Rokubet