As camisetas de rock sempre fizeram parte do guarda-roupa jovem, especialmente daqueles que sempre quiseram reforçar sua paixão pelas bandas preferidas. Encontradas antigamente apenas em show e lojas especializadas, hoje as camisetas de bandas de rock que antes eram artigos raros, podem ser encontradas em camelôs, lojas na internet e até em fast-fashion.
Mas, nem sempre foi assim, as camisetas que hoje fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, dando um ar mais descolado e esportivo, antigamente era uma peça masculina de underwear, as famosas “roupas íntimas”.
Como surgiram as camisetas
As camisetas, mais próximas de como conhecemos hoje, começaram a ser utilizadas inicialmente no começo do século XX pela marinha americana como roupa de baixo. O fato de não ter botões era uma facilidade para os jovens que não entendiam de costura.
Na Primeira Guerra Mundial, a peça também fazia parte do uniforme dos soldados com informações de seus pelotões ou o local de partida de uma missão. Ao final da guerra, ao voltarem para casa, os mesmos passaram a adotar a peça no dia a dia.
Ainda na década de 1940, a revista Life (1942) estampa em sua capa um homem com camiseta da escola militar de aviação norte-americana. Na imagem, ele usa apenas “a roupa de baixo”, reforçando a ideia de que a peça pode ser usada de forma comum. Com alguns dizeres, essa foi provavelmente, uma das primeiras camisetas a levar letras e figuras impressas.
Em 1948, Thomas E. Dewey, então candidato à presidência, lança o que seria a primeira camiseta de propaganda política com a frase “Dew it for Dewey”.
Duas décadas depois, a peça que era uma roupa íntima, passou a ser adotada por jogadores de futebol americano para evitar o atrito do corpo com as proteções dos ombros, que eram bastante pesadas. A moda caiu na graça de outros alunos que passaram a adotar a peça como vestimenta, mas a mesma foi proibida pela universidade, sendo permitida apenas para os atletas.
O cinema populariza as camisetas
A década de ouro do cinema influenciou muito o comportamento da sociedade na época. Personagens de atores como Marlon Brando em Uma Rua Chamada Pecado (1951) e O Selvagem (1953), e Jeans Dean em Juventude Transviada (1955), popularizaram a peça, combinada com calça jeans, dando o ar de jovem rebelde, adotado por todos na época.
O que antes era uma peça íntima, virou realmente uma “roupa” e se transformou em uma referência de moda que marcou a década de 1950 e não sairia do guarda-roupa nas décadas seguintes, se tornando uma peça unissex e atemporal.
Camisetas de rock como merchandising
No livro The Art of The Band T-Shirt (2007), de Amber Easby e Henry Oliver, que narra a história das camisetas de bandas de rock, o primeiro registro de camiseta ligado ao rock é de Elvis Presley, logo que iniciou sua carreira. Entretanto, não se sabe se foi feito pelo próprio Elvis ou por um fã clube.
Percebendo a aceitação dos jovens por camisetas, as bandas de rock que começaram a surgir na década de 1960 decidiram usar a peça como material de merchandising para divulgação da banda e também como forma de arrecadar mais dinheiro.
Os Beatles foram uma das primeiras bandas a entenderam a importância do merchandising das camisetas. Em 1964, o grupo britânico comemorou sua turnê nos Estados Unidos com uma camiseta especial para seus fãs.
Com o tempo, o que antes era usado apenas em show pelos fãs, começou a ser usado no dia a dia como forma de autoexpressão e insatisfação contra a sociedade da época e assim foi se estendendo para as demais décadas.
Nas décadas de 70 e 80, as camisetas customizadas faziam parte da estética punk. O logo dos Ramones, que é inspirado no selo presidencial americano, foi criado em 1976 por Arturo Vega, designer gráfico mexicano-americano, considerado o quinto ramone. O logo criado na década de 70 é um dos mais incorporados pela moda até hoje.
Já na década de 90, os grunges usavam a camiseta de banda preferida com sobreposição com as famosas camisas xadrez. Mas, a peça também se popularizou na cultura pop da época, transformando-a na era da “logomania”, onde grifes de luxo estampavam bem grande suas lojas nas camisetas que eram ostentadas pelos mais jovens.
As camisetas de rock mais lendárias
Em pesquisa encomendada pela Dove, a camiseta de rock mais lendária é a da Rolling Stones com a lendária língua, desenhada em 1970 por John Pasche como alusão aos lábios de Mick Jagger e tom contestador e sexy, foi eleita a estampa de camisetas mais famosa do mundo.
A camiseta com a capa do álbum “The Dark Side of The Moon”, da banda Pink Floyd, também está foi citada na lista, ao lado da camiseta clássica do Nirvana com o smiley “chapado” que mostrava todo o lado irônico do estilo musical da banda.
Outras camisetas de rock icônicas:
- Guns ‘N Roses (Appetite for Destruction)
- David Bowie (Ziggy Stardust)
- Led Zeppelin
- Ramones (presidential seal)
- KISS
- Red Hot Chilli Peppers
- Aerosmith
Camisetas de rock em camelôs e fast-fashion
Hoje as camisetas se popularizaram e viraram uma peça da moda que pode ser encontrada em camelôs, fast-fashion e e-commerce. Além das camisetas de bandas de rock, camisetas com frases e até artistas pop são populares entre o público jovem e até entre os mais velhos.