Cada vez mais jovens alternativos, inclusive garotas adeptas ao estilo Pin-UP estão optando por um estilo de vida sem o consumo de carne e outros produtos de origem animal. Seja com o objetivo de aderir a uma dieta mais saudável, proteger o meio-ambiente ou por serem contra a crueldade animal, cada uma tem suas próprias razões para se tornar vegetariana.
A diferença entre veganos, vegetarianos estritos e ovolactovegetarianos
Para entender um pouco as diferenças entre as três dietas, vale ressaltar que, diferente dos demais, o veganismo não significa apenas a restrição de carne. É uma filosofia de vida relacionada à alimentação, vestuário e restrição completa a produtos de origem animal.
Já os vegetarianos estritos optam apenas por parar de comer qualquer tipo de carne, enquanto os ovolactovegetarianos continuam consumindo proteínas de origem animal, como ovos e laticínios.
As dificuldades e adaptações na alimentação vegetariana
Mudanças e adaptações alimentares não são tarefas fáceis, já que, muitas vezes, é necessário cortar da dieta o consumo de importantes fontes nutricionais. Assim, deve-se encontrar opções vegetais – que também podem ser na forma de suplemento vegano – para substituir os nutrientes presentes exclusivamente ou em maior quantidade nos produtos de origem animal.
É o caso do Ômega-3, que apresenta maior biodisponibilidade em fontes animais do que em fontes vegetais comuns. Isso ocorre porque a “gordura do bem” está presente na chia e na linhaça, por exemplo, em forma de ALA (ácido alfalinolênico), que é menos absorvido pelo corpo. A boa notícia é, que há uma microalga sintetizadora de Ômega-3 na forma de DHA (ácido docosa-hexaenoico), maior biodisponível ao organismo, – e é possível encontrar seu óleo em cápsulas, opção prática para o consumo.
A causa animal, o principal impulsionador do veganismo
Além de não consumirem alimentos de origem animal, muitos veganos, inclusive, militam pela proteção dos bichinhos. Sendo assim, não consomem produtos cosméticos testados em animais e não compram roupas feitas de pele, couro ou penas, por exemplo.
Pin-Ups veganas e vegetarianas
Apesar de ser bastante comum encontrarmos Pin-Ups modelando em hamburguerias; vestindo roupas e sapatos de couro, ou até mesmo utilizando marcas de cosméticos que testam seus produtos em animais, algumas mulheres adeptas do estilo retrô ganham cada vez mais destaque por aderirem a uma dieta que restringe o consumo de carne.
Pensando nisso, listamos 10 Pin-Ups que são veganas, vegetarianas ou ovolactovegetarianas e se destacam por militarem a favor de uma alimentação saudável e em defesa dos animais. Assim, quem sabe você também não se inspira a começar a próxima segunda sem carne? Confira!
As Pin-Ups gringas veganas
Miss Victory Violet
Miss Viva Las Vegas 18 e Miss Pin-Up Nova Zelândia 2014, a modelo neozelandesa Miss Victory Violet é queridinha da cena vintage e detentora de looks apaixonantes. Cabeleireira especialista em vintage e blogueira, é ativista vegana e, em defesa dos animais, utiliza apenas produtos “Cruelty Free” em seus penteados. Também mantém uma página no Instagram com receitas e experiências vegetarianas com fotos de comidinhas de dar água na boca.
No Instagram: @missvictoryviolet
Miss Bee Townsend
Australiana morando em Londres, Miss Bee Townsend é vegana, cantora e mantém um canal no youtube com dicas de beleza, moda e lifestyle vintage, além de cantorias com sua dupla. Entre seus vídeos tutoriais e vlogs, é possível encontrar um vasto conteúdo sobre produtos veganos, alimentação sem carne, dicas de lugares para conhecer, e por aí vai.
No Instagram: @missbeetownsend
Dafna Barel
Dafna Bar-el é uma pin-up israelense, filha de uruguaios, conhecida por muitas brasileiras pelo seu cabelo rosa e por fazer belíssimos penteados vintage, os quais, inclusive, ensina em um curso online e em seu canal no Youtube. Apaixonada por seus cachorros, é ativista vegana e feminista. Em seu Instagram, além de fotos impecáveis em seu mundo cor de rosa, tem um destaque especial para receitas vegetarianas.
No Instagram: @dafna_barel
Miss Lady Lace
Miss Lady Lace é uma artista burlesca, modelo Pin-Up e produtora de eventos vintage de Perth, Austrália. Em seu canal no Youtube, além de compartilhar vídeos sobre o universo pin-up e burlesco, tutoriais de cabelo e maquiagem, moda vintage e reviews, narra suas aventuras na cozinha experimentando receitas clássicas em versões veganas.
No Instagram: @MissLadyLace
As Pin-Ups brasileiras que não consomem carne
Lolla Tangerine
Estilista e fundadora da marca Rainbow Pinup Store, a Pin-Up paulistana Lolla Tangerine é vegetariana há 7 anos. Em suas criações, além das referências da década de 1950, é possível encontrar influências da contracultura e dos movimentos dos anos 1960. Também é apaixonada por cachorros e gatos.
No Instagram: @lollatangerine
Marília Skraba
Miss Viva Las Vegas 18, a Pin-Up curitibana Marilia Skraba é estilista da marca retrô Sundae Inc, produtora do projeto fotográfico Be a Bombshell e idealizadora da Escola de Pin-Ups. Ovolactovegetariana há 4 anos, é defensora dos animais e apaixonada por cachorros e porquinhos. Já não come carne de porco há 15 anos.
No Instagram: @mariliaskraba
Bruna Gilda
Bruna Val Magalhães, ou Bruna Gilda, é Pin-Up e proprietária do Brechó Garimpo da Gilda. Apaixonada por gatos e antiguidades, é vegetariana estrita há 2 anos. Em seu Instagram, é possível encontrar dicas de comidinhas vegetarianas e fotos de gatinhos fofos.
No Instagram: @gildabruna
Lucifera Vampirella
Bárbara, a Lucifera Vampirella, é vegana, cientista social, especialista em cinema e apaixonada pelo universo vintage e horror. Ativista em defesa dos animais, em seu Instagram é possível encontrar um vasto conteúdo relacionado ao mundo vegano; reflexões sobre a indústria alimentícia, informações, receitas e comidinhas.
No Instagram: @luciferavampirella
Bruna Spinelli
Bruna Spinelli, de São Paulo capital, é estilista e fundadora da marca retrô Bruna Pepper, que já acumula 12 anos de mercado. Ovolactovegetariana há 6 meses, é apaixonada por gatos e cachorros e conhecida na cena vintage brasileira por incentivar a moda retrô sustentável em seu trabalho. Recentemente lançou a linha Eco, que propõe um consumo mais consciente e responsável.
Instagram: @brunamspinelli
Ingrid Missio
Adepta do estilo e lifestyle vintage, Ingrid Missio, é de Jales, interior de São Paulo, mas mora na capital paulista. Vegana, apaixonada por gatos e cachorros, em seu Instagram costuma compartilhar receitas veganas e seus experimentos culinários sem carne.
Instagram: @ingrid.missio
*Conteúdo Patrocinado