Vindas diretamente dos anos 2000, mas voltadas nos anos 60, as cantoras Ayano Õmoto (Nochhi), Yuka Kashino (Kashiyuka) e Ayaka Nishiwaki (A-chan), são famosas no Japão por serem integrantes de uma girl band de J-Pop (denominação para música pop japonesa) chamada Perfume. Elas inovam e recriam no clipe da musica “Magic of love”, elementos da Pop Art e Op Art.
O nome original da girl band escrita em hiragana, foi incorporado ao grupo pelas integrantes, pois possuíam os mesmos caracteres Kanji (ka) que significa fragrância. Em seguida, a gestão mudou o nome do grupo para Inglês, ficando “Perfume”.
Por volta de 2003 o estilo original do grupo pós-indie, começou a fazer uma transição para música eletrônica, dance music, influenciado pelos synthpop e chiptunes dos anos 80, e incorporando auto-tune, vocoders e electro house, fazendo um ótimo casamento entre elementos retrôs e futuristas.
Como figurino, fazem muito uso dos tubinhos com estampas gráficas, cabelos com corte estilo Cher nos anos 60, esmaltes com cores contrastantes, brincos arredondados com formas triangulares, principalmente em acrílico, meia calças bem coloridas com mini saias, fazendo jus a um ar Swinging London. Tudo incrementado com tonalidades fortes e com um ar futurista pelos vestidos com uma modelagem cheia de recortes, sobreposições, assimetrias, e por fim usando caprichados sapatos coloridos de plataforma para compôr o look.
Vale a pena conferir a identidade visual do clipe, pois foi produzido de forma simples e criativa, (tudo gravado em um único estúdio). O vídeo também nos dá impressão de que estamos dentro de uma obra de Op Art, mais ainda pelos recursos visuais de cores fortes que remetem muito aos HQ’s, (destaque para a decoração inspirado em Mondrian ao fundo), e tudo isso embalado com aquele jeito sutil japonês de ser. É muita geometria e cor para pouco clipe, enfim, aperte o play, e divirta-se:
Hei Lili muito bacana essa explosão de cores, ótimas referências sobre tudo que circula a respeito do assunto moda, parabéns!!!