Os aficionados por cinema e literatura já iniciam 2016 com uma ótima oportunidade: a partir do próximo sábado, 16 de janeiro, o anexo da Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo, realizará um curso com foco no escritor Edgar Allan Poe e no cineasta Alfred Hitchcock.
O curso será ministrado por Ricardo Vassoler e Donny Correia nos sábados 16/01, 13/02, 20/02 e 05/03, das 14h às 17h. Com entrada gratuita, será realizada uma análise das obras e características principais desses dois grandes nomes do suspense e do terror, com ênfase em aspectos análogos entre eles.
Semelhanças como, por exemplo, as que conduzem cada leitor e espectador em meio a tramas que se articulam, com vistas a um desfecho previamente determinado e potencialmente dedutível, no caso de Poe; ou a partir de dilemas iniciais que ensejam o curso narrativo subsequente, no caso de Hitchcock.
O modo pelo qual Edgar Allan Poe analisou seu poema O Corvo no ensaio A Filosofia da Composição (1845) apresenta importantes pressupostos para se entender a forma de sobreposição poética dos elementos que compõem as tramas de suas histórias.
Uma vez que as narrativas são concebidas do fim para o princípio, todos os elementos anteriores ao desfecho devem prenunciar o término da estória. Nesse sentido, o leitor passa a ser um aspirante a detetive para deduzir a autoria de Os crimes da Rua Morgue (1841), por exemplo.
Da mesma forma, os filmes A tortura do silêncio (1953), Psicose (1960) e Festim diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, também fazem do espectador um investigador potencial, de modo a se estabelecer um diálogo rente – e contraditório – entre o princípio de montagem cinematográfica e a composição poética dos contos de Poe.
SERVIÇO
Casa Guilherme de Almeida Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943 – São Paulo – SP
Tel. 11 3673-1883
Serão oferecidas 40 vagas. Para realizar a inscrição, o interessado deve preencher um formulário online no site: www.casaguilhermedealmeida.org.br