Não é de hoje que vemos por aí marcas que utilizam elementos retrô como uma linguagem de marketing própria para se comunicarem com o seu público. Esses elementos estão por toda parte, inclusive no Instagram, que há pouco tempo teve uma atualização que permitiu os usuários a voltarem a utilizar o primeiro logotipo da rede social para ícone.
Muita gente adora isso e pode ser muito bom para a sua estratégia de marketing e a identidade visual da sua marca.
Quando optar por uma comunicação de marketing retrô?
Para descobrir a resposta, é necessário realizar uma análise profunda e verificar se esta é realmente a essência do seu negócio ou se você deseja que venha a ser.
Se você tem dúvidas sobre como criar um conceito eficaz para a sua marca, talvez a resposta esteja em um passado não muito distante. Por meio de fotos, vídeos e com a tipografia certa, é possível criar uma estratégia de marketing retrô do zero.
A seguir, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de embarcar em um túnel do tempo e trazer à tona referências visuais marcantes:
Saiba o que é definido como marketing retrô
Com certeza você já sabe que retrô é um termo utilizado para falar sobre algo que ficou famoso no passado. No entanto, quando, especificamente, é esse passado? Para muitos designers, a resposta está entre os anos 20 aos anos 70, sendo que os anos 50 são conhecidos como os tempos dourados.
Esses foram tempos revolucionários para a cultura e o entretenimento, como a moda, a música, o cinema e muito mais. Sendo assim, se a sua marca busca se posicionar com bastante personalizado no mercado, estamos no caminho certo.
Como escolher a tipografia para o seu marketing
Em geral, o design retrô, também conhecido como old school, é conhecido pelo uso de formas geométricas bem definidas. O melhor jeito de encontrá-las é por meio de filmes da época. O filme De volta ao futuro é um deles!
Além disso, você pode elaborar um painel de referências com imagens de ícones da época. Vale incluir celebridades, eletrodomésticos como geladeiras antigas, elementos da moda como óculos de gatinho e discos de vinil.
Junte tudo isso e veja também como eram a tipografia utilizada pelo marketing das marcas daquela época. Sendo assim, se a sua marca é divertida e descontraída, com certeza elementos retrô farão todo sentido para serem utilizados por você.
Como colocar tudo isso em prática
Bem, agora que você já tem um caminho definido, anote todas as referências e o que você mais gostou entre cada uma delas e comece a criar.
Atualmente, há vários softwares para a criação de fotos e vídeos que permitem a incorporação de elementos retrô com muita facilidade, por meio de filtros.
Alguns dos efeitos mais utilizados: o analógico
Há aplicativos ou mudanças nas cores das fotos ou vídeos que buscam imitar as câmeras analógicas. Em geral, contam com um nível de saturação elevado e falhas de iluminação propositais, apresentadas por faixas vermelhas ou amarelas na imagem.
Adicione também o que a maioria das fotos retrô contém: uma data em destaque. Essa data não precisa ser real e você criar com esse fato e transformá-lo em um elemento que realmente simula uma volta ao passado.
Para as fotos, molduras são as mais utilizadas, principalmente as que lembram fotos antigas. Há, ainda, o efeito polaroid, um clássico retrô!
Para os vídeos, é comum utilizar efeitos granulados ou ainda referendar uma Fita VHS também são muito utilizados. Para o efeito da Fita VHS, é comum incluir chuviscos propositais, a data, a hora e a palavra play.
Qual a melhor maneira de criar vídeos retrôs para o marketing?
Criar vídeos com efeitos e uma linguagem retrô é mais fácil do que parece, principalmente com auxílio do InVideo, um editor de vídeo completo.
Nele, você encontra modelos prontos ou ainda pode criar vídeos do zero. É muito fácil de utilizar e não é necessário instalar no computador, nem sequer renderizar o material.
Assim, ainda que você não tenha tanta prática no assunto, poderá criar vídeos de qualidade e adicionar elementos retrôs a ele.
Por que optar por uma marca retrô?
Além de ser divertido, o retrô desperta um sentimento positivo (aquela sensação de tempos mais simples) e tem alto poder de identificação com o público. Apenas tenha cuidado para não incluir elementos demais na sua comunicação de estratégia de marketing retrô e acabar deixando a identidade visual pesada e confusa.
Eleja os seus elementos preferidos e aposte neles. Gostou de saber mais sobre como adotar uma estratégia de marketing retrô para o seu negócio? Deixe o seu comentário sobre o assunto.