Home > Destaque > Desiree Arruda é a Pin-Up do Mês de fevereiro do Universo Retrô

Desiree Arruda é a Pin-Up do Mês de fevereiro do Universo Retrô

8 de fevereiro de 2022, por Daise Alves
Moda
Pin-Up Desiree

Desirre Arruda não é só apaixonada pela moda vintage, como, principalmente, pela música. Dona de uma voz incrível, a nossa Pin-Up do Mês já foi cantora em banda de rockabilly, tem um projeto sobre músicas country e adora fazer duetos musicais no TikTok.

Para o Universo Retrô, ela fez um ensaio retrô em sua casa, reforçando seu gosto pessoal como estilo de vida, que está presente, inclusive, na decoração da sua sala, cheia de referências à temática anos 50. Clicada por Tainá Lossëhelin, na entrevista abaixo ela nos fala sobre sua paixão. Confira:

Pin-Up Coca-Cola
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Como a cultura retrô entrou em sua vida?

Desiree Arruda – Minha mãe sempre foi muito fã de Elvis, então, sempre tive contato com a cultura dos anos 50 e 60. Mas, durante a adolescência mergulhei em outras subculturas, como a do metal e do punk rock. Já em 2009, fui a um show do Zumbis do Espaço no saudoso Hangar 110, e vi uma banda de psychobilly tocando. Chegando em casa fui pesquisar e cheguei no rockabilly e toda a cultura dos anos 50, e desde então, virou parte da minha vida. 

Desirre Arruda, pin-up rockabilly
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Percebe-se que você é muito envolvida com a parte musical, inclusive, sendo cantora em uma banda de rockabilly. Nos conte um pouco sobre seu envolvimento com a música.

Desiree Arruda – Sempre amei música. Há alguns anos, minha professora da pré-escola me achou no Facebook e me contou que eu passava o dia todo cantando as músicas do Raul Seixas na escolinha (risos). Outra herança de gosto da minha mãe. A primeira banda que fiz parte, tinha 13 anos. Então posso dizer que a música e o canto sempre fizeram parte de mim. 

Ensaio Pin-Up Rockabilly
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – No começo de 2020, durante a pandemia, você lançou o projeto “Moonlight Gamblers com Ramis Al Bud”. Vocês ainda mantêm o projeto ativo?

Desiree Arruda – Eu e o Ramis estávamos muito empolgados com esse projeto, e esperançosos que a pandemia não fosse permanecer conosco tanto tempo. Infelizmente, não deu para fazer muitas coisas de lá pra cá, pelo agravamento da própria pandemia, e também, porque acabei pegando covid duas vezes, e operando duas vezes, e isso atrapalhou bastante nosso projeto. Contudo, planejamos estar de volta (com algumas alterações) para o ano de 2022. 

Desirre Arruda Pin-Up
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Você tem estado envolvida no cenário rockabilly há bastante tempo. Como acha que o “movimento” tem se moldado nos últimos anos?

Desiree Arruda – Acho que o movimento passou por diversas fases, algumas mais fortalecidas que outras. Lembro que nas primeiras festas que frequentei, os grupos ainda eram muito fechados, e pouco davam abertura para pessoas novas que ainda estavam se ambientando. 

Acho que passamos por um momento, há alguns anos, onde isso se pacificou um pouco e havia mais interação e integração entre todos, quem era mais ligado a música, a dança e ao visual. Particularmente eu não acredito que exista um certo e um errado, que as pessoas têm que viver “assim ou assado” pra frequentar a cena.

Contanto que você esteja feliz, curtindo e fortalecendo nossa cultura, deve ter espaço para todo mundo. Penso sempre que quanto mais a gente se fortalecer enquanto cena, mais a gente consegue fortalecer nossos amigos músicos e empreendedores, que tanto se esforçam para organizar eventos legais que são para todos. O intuito é sempre o mesmo, se divertir, celebrar a cultura, ouvindo uma boa música. 

Pinup com felino
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Quais são suas principais referências musicais?

Desiree Arruda – Vixi, que difícil responder isso! Minha maior inspiração SEM SOMBRA de dúvidas é a Janis Martin. De nível nacional, eu sou apaixonada pela Celly Campello. E de música country amo a Patsy Cline e a Loretta Lynn. Pra variar um pouco, vou citar o Buck Owens, porque sou apaixonada pela voz dele e ouço bastante. 

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Você já esteve no Viva Las Vegas Rockabilly Weekend, um dos festivais mais desejados por quem se identifica com esse estilo de vida. Nos conte sobre essa experiência.

Desiree Arruda – Estive no festival em algumas edições. Iria retornar em 2020, mas veio a pandemia. Mas, agora em 2022, já está tudo certo pra minha ida. Posso dizer com total certeza que foi uma das melhores experiências da minha vida. Apesar de termos uma cena bacana por aqui também, lá é uma experiência bem diferente. Você consegue viver todas as nuances da cultura em uma só noite. 

Você está vendo uma banda de rock n roll, desce pro teatro pra ouvir hillbilly, vai pra outro palco e vê um grupo de doo-wop, acabando desce pro bar tiki. Todo tipo de ambiente, música, vestimenta, enfim, amplia bastante a cabeça para coisas novas, nos mais diversos aspectos. Sem contar que é diversão garantida. Vale muito a pena!

Agora, o planejamento para 2023, é tentar ir para outros festivais. 

Ensaio Pin-Up Rockabilly
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Qual a inspiração para o seu ensaio para o Universo Retrô?

Desiree Arruda – O ensaio foi realizado dentro da minha casa, com os móveis e objetos que estão aqui. Meu desejo era realmente aproveitar este espaço que tanto gostamos e aproveitamos em casa, para ouvir nossas músicas, tomar uns bons drinks e relaxar um pouco. Acredito que a inspiração foi mesmo de tentar passar meu lado pin-up da vida real. 

Pin-Up Coca Cola
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Como você se sente em relação a ensaios fotográficos?

Desiree Arruda – Para mim, os ensaios são uma celebração da minha vitória. Algumas pessoas não sabem, mas eu tive uma doença grave há alguns anos atrás. Lutei pela minha vida e pela minha recuperação. Hoje, está sob controle e estou bem, então, cada foto onde eu posso me olhar e perceber que eu venci, que sou linda e que estou viva, para mim é uma grande alegria e um lembrete da minha força. 

Foto Desirre
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Para finalizar, nos conte quais são seus projetos para esse ano? Alguma novidade com a música?

Desiree Arruda – Estou na esperança que com o avanço da vacinação para a todos possamos estar cada vez mais com nossos amigos e celebrando essa cultura que amamos tanto. Além do projeto com o Ramis, que é um projeto mais voltado para a música country, tenho MUITA vontade de formar um conjunto de rock’n’roll dos anos 50, algo bem energético para colocar o pessoal pra curtir e dançar. Quem sabe não é o ano para sair do papel, né?!

Pin-Up Desirre
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Ficha Técnica

Pin-Up: Desiree Arruda
Foto: Tainá Lossëhelin
Vestido: Santa Filó
Beleza: Aline Custódio

Matérias Relacionadas
3º Rock This Town
3º Rock This Town Festival acontece neste mês de setembro em SP
Lyn-Pinup-Gestante1
Pin-Up do Mês de Maio traz ensaio tropical em homenagem ao Dia das Mães
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Dany Bunny
Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março

1 Response

  1. Shirley

    Desiree é especial. A conheci no trabalho administrativo publico, em defesa das criancas e adolescentes é super cabeca em projetos voltados para esta categoria, depois vi que tambem é uma super artista.parabens

Deixe um comentário