Parece que foi ontem, mas alguns filmes que vimos no cinema já vão completar 16 anos desde seus lançamentos no ano 2000. Entre eles estão sucessos como “O Tigre e o Dragão”, “Quase Famosos” e “Gladiador”. A seguir você confere nossa lista com 10 filmes de sucesso daquela época que completam 16 anos do lançamento em 2016. Uma boa oportunidade para assistir novamente e relembrar alguns momentos do início do século 21, que, por incrível que pareça, já está chegando em sua segunda década.
O Tigre e o Dragão
O Tigre e o Dragão é um filme dirigido por Ang Lee, inspirado em uma novela chinesa. Esse foi o primeiro filme de artes marciais do diretor Ang Lee, que sempre foi conhecido por seus dramas Razão & Sensibilidade e Tempestade de Gelo.
Quero ser John Malkovich
Quero ser John Malkovich estreou em 3 de março de 2000. O filme americano é o primeiro trabalho no cinema do roteirista Charlie Kaufman e foi dirigido por Spike Jonze. Quero Ser John Malkovich foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. O longa apresenta um grande elenco, entre eles John Cusack, Cameron Diaz, Catherine Keener e John Malkovich, que interpreta uma versão fictícia de si mesmo.
Dançando no Escuro
Dançando no Escuro conta a história de Selma Jezkova (Björk), uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos em busca de médicos que possam operar seu filho. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. O musical quebra com a ideia do realismo que costuma estar presente nos filmes, podendo soar um pouco forçado para quem não está acostumado come essa estética. O filme é dirigido por Lars von Trier e tem Björk, Catherine Deneuve, Peter Stormare em seu elenco.
Alta Fidelidade
Dirigido por Stephen Frears, o filme Alta Fidelidade fala sobre Rob Gordon (John Cusack), que está quase falindo por ser dono de uma loja que vende apenas discos em vinil. Ele sempre foi um grande azarado no amor e a vida faz com que ele amadureça ao longo dos anos. Alta Fidelidade é baseado no livro homônimo britânico de Nick Hornby. Apenas como curiosidades, John Cusack, além de atuar, também participou da confecção do roteiro de Alta Fidelidade e foi um dos co-produtores do filme.
Amnésia
Após um assalto e um grande trauma, Leonard Shelby (Guy Pearce) passa a sofrer de amnésia anterógrada, impossibilitando que ele adquira novas memórias. Dessa forma ele inicia uma investigação para desvendar alguns flashes de memória que ele possui. O filme foi escrito e dirigido por Christopher Nolan, baseado no conto “Memento Mori” de seu irmão, Jonathan Nolan.
Gladiador
Vencedor de cinco Oscar – entre eles o de Melhor Filme e Melhor Ator (Russel Crowe) – Gladiador é um filme que merece ser revisto por sua combinação de ação com uma excelente trama. dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Ralf Möller, Oliver Reed, Djimon Hounsou, Derek Jacobi, John Shrapnel e Richard Harris.
Quase Famosos
Cameron Crowe, trabalhou para a Rolling Stone, aos 15 anos de idade, e acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin. Usando algumas de suas memórias e experiência dessa época, ele escreveu o roteiro de Quase famosos onde um fã apaixonado por rock’n’roll começa a trabalhar na revista americana e consegue acompanhar a banda Stillwater em sua turnê pelos EUA. O filme foi escrito e dirigido por Cameron Crowe e a pré-estreia mundial de aconteceu no Festival de Toronto, no Canadá em 8 de setembro de 2000.
Psicopata Americano
Em Psicopata Americano, Patrick Bateman (Christian Bale) vive o tão sonhado “American Way of Life” dos anos 80. Rico, jovem, bonito, frequenta as melhores lojas e restaurantes. Entretanto, para preencher o vazio de sua vida, causado pelo individualismo exagerado, Patrick Bateman torna-se um serial killer em busca de novas vítimas. Apesar do tema violento, Psicopata Americano utiliza um humor negro de forma inteligente, crítica e perspicaz. Diretor: Mary Harron. Elenco: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto.
Réquiem para um Sonho
Dirigido por Darren Aronofsky, o filme americano é forte e agressivo, mostrando como as drogas influenciam direta e indiretamente na vida das pessoas. Um filme que revira o estômago. A estética de Aronofsky deixa o filme belo, inovador e impactante ao mesmo tempo.
Billy Elliot
O filme quebra o tabu, que infelizmente ainda existe na sociedade, de que balé é coisa de menina. A história é sobre um garoto de 11 anos que vive em uma cidade pequena e que sustenta por meio da carvoaria. Billy é obrigado pelo pai a fazer aulas de boxa, mas se encanta pelo balé, que é ensinado na mesma academia. Um filme emocionante, dirigido por Stephen Daldry e com Jamie Bell, Gary Lewis, Julie Walters no elenco.