Dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional do Motociclista, uma data celebrada não só por aqueles que andam de moto profissionalmente, mas também por quem pilota por hobby e leva a aventura em duas rodas como estilo de vida. Para provar que andar de moto é atitude, separamos 10 filmes antigos que têm os motociclistas como personagens principais na trama. Confira:
1 – O selvagem (He Wild One ), 1953: Todos os apaixonados por motos devem assistir a este clássico, no qual Marlon Brando é Johnny Strabler, o líder de uma gang de motociclistas que se instala em uma cidade e se apaixona por uma garota. O filme fixou estereótipos, como a jaqueta transpassada de couro preto, o quepe tombado de lado, as botinas de meio cano e as calças jeans bem justas, que, durante muito tempo, ainda seriam usados como referência à rebeldia. A moto que Brando usou no filme é uma bicilíndrica inglesa Triumph Thunderbird 6T, lançada em 1949 e produzida até 1966 pela marca britânica. É uma 650 cc de 34 cv.
2 – Fugindo do Inferno (The Great Escape), 1963: Estrelado por Steve McQueen Fugindo do Inferno é uma das maiores referências de filmes com motos de todos os tempos. O longa se passa em 1943, em plena II Guerra Mundial, onde um grupo de prisioneiros planeja uma fuga de uma prisão de segurança máxima. Foi o próprio Steve McQueen quem gravou a cena incrível do salto sobre uma cerca de arame com uma Trumph modificada. Neste trailler de ação gravado em 1963 foram utilizadas uma TR 6S Trophy e uma 650 cc, que era das mais usadas pelos adeptos do “off- road” da época.
3 – Sem Destino (Easy Rider ), 1969:
Com o famoso tema musical “Born to be Wild”, de Steppenwolf, este filme de 1969 tem como protagonistas grandes lendas do cinema norte-americano, como Peter Fonda e Dennis Hopper (também diretor do filme), nos papéis principais, e também Jack Nicholson, em uma de suas primeiras atuações no cinema. Dois motociclistas hippies saem de Los Angeles e atravessam os Estados Unidos com suas motos customizadas até chegarem a New Orleans. Vivenciando a liberdade, mas também o preconceito de uma sociedade que não os aceitaria apenas por serem livres e libertários demais. O filme também fala em drogas e liberdade sexual. Afinal, eram os anos 60. Na jornada, usaram duas Harley-Davidson FLH Hydra-Glide, fabricadas em 1949. As motocicletas eram equipadas com motor Panhead, um V- Twin de dois cilindros de 1.213 cm³, com 55 cv.
Curiosidade: Ao término do filme, as duas motos foram roubadas e até hoje o seu paradeiro é desconhecido.
4 – Evel Knievel (Evel Knievel), 1971: Filme-biografia do famoso motociclista acrobático, que passa a vida fazendo espetáculos de saltos com uma velha Harley-Davidson modificada e bebendo umas e outras. Algumas das cenas de saltos foram feitas pelo próprio Evel Knievel. Não é nem de longe um bom filme, mas retrata uma lenda do motociclismo mundial.
5 – On Any Sunday – Documentario, 1972: O clássico documentário On Any Sunday foi produzido, em parte, por Steve McQuenn e dirigido por Bob Brown. O filme acompanha corredores e entusiastas de corridas de motos e é considerado o melhor documentário de moto já feito, inclusive, sendo indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 1972.
6 – Psychomania, 1973: Filme de terror muito trash e filmado com poucos recursos, mostra um grupo de motoqueiros que apavoram as pessoas de uma pequena cidade após fazerem um acordo com o Diabo.
7 – Mad Max, 1979: Max Rockatansky (Mel Gibson), ex-policial, luta contra uma gangue de motociclistas em um mundo devastado pela guerra. O filme teve continuações, com motos, em especial a segunda, Mad Max 2, de 1981. A série criou um estilo de customização, as rat bikes, em que ferrugem é indispensável.
8 – O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish), 1983: Em O Selvagem da Motocicleta, Francis Ford Copolla utiliza mais uma vez a família como núcleo de uma sociedade adoecida. Filmado em preto e branco, o filme tem forte apelo noir e a história se passa em uma pequena cidade industrial norte-americana com os valores morais decadentes.
Rusty James (Matt Dilon) é um jovem sonhador que gostaria de ter vivido a fase das gangues e tem uma verdadeira idolatria por seu irmão mais velho: “O Garoto da Motocicleta” vivido por Mickey Rourke. Os personagens se percebem tão aprisionados em uma cidade medíocre quanto os peixes em um aquário. Sendo eles, os peixes, os únicos personagens coloridos do filme.
A Kawasaki teve alguns de seus modelos da época utilizados nas gravações de Rumble Fish com destaque para a Z440 LTD, de 47 cv, pilotada por Mickey Rourke. Mas também dão expediente no longa uma Kawasaki GPz550 e uma KZ 1000, entre outros modelos. Rumble Fish vale a pena ser visto e revisto muitas vezes.
9 – Pulp Fiction, 1994: Filme que lançou Quentin Tarantino como grande cineasta tem uma só cena com motocicleta, porém muito empolgante. Após sobreviver a um massacre, o personagem de Bruce Willis encontra a moto de um dos mortos e a toma para fugir.
10 – Indian, o Grande Desafio (The World’s Fastest Indian ), 2005: Interpretado por Anthony Hopkins, o filme é baseado na história verídica de Burt Munro, um piloto da Nova Zelândia, que tem o sonho de pilotar a sua moto no deserto de sal de Bonneville que fica em Wendover, Utah (EUA).
Em 1967, Munro consegue obter um recorde mundial de 1000cc numa moto de marca indiana que foi modificada mecanicamente e coberta com uma carenagem mais aerodinâmica. Entre muitos acontecimentos e depois de ser humilhado publicamente, ele consegue, aos 68 anos de idade, bater o recorde mundial de velocidade em sua Indian fabricada em 1920. O recorde de Munro, datado de 1967, permanece até aos dias de hoje imbatível.