Foto da capa: Nicole Ocran/Instagram
Graças aos desfiles de Chloé, Stella McCartney (que deve ter se inspirado na banda dos seus pais) e Giambattista Valli na última Paris Fashion Week, que rolou em junho, o Boho Chic voltou a ser tendência. O estilo vindo dos anos 70 traz elementos da comunidade hippie europeia, mas de forma meio sóbria, quase sem estampas e munido de tons pasteis.
Elementos como franjas (especialmente em jaquetas), vestidos e saias longas esvoaçantes, babados, rendas e materiais como camurça e couro voltaram para quebrar um pouco o minimalismo, que também retornou recentemente. De acordo com a Vogue, a tendência do boho chic veio de mãos dadas com a tendência western provocada pela Beyoncé e, tal qual este último, nos dá um sentimento de conforto nostálgico.
O bacana é que essa é uma daquelas tendências globais, ou seja, que servem tanto para a temporada de outono/inverno, quanto para a de primavera/verão e, portanto, são lançadas de uma vez para os dois hemisférios do planeta. Confira alguns looks:
A diferença entre o Boho e o Boho Chic
Muito confundidos, o Boho e o Boho Chic são dois estilos distintos, mas com alguns elementos em comum. Ambos não estão apenas no design de moda, como também no de interiores e são sinônimos de personalidade e memória afetiva.
Começando pelo Boho, este surgiu nos anos 70 com o movimento hippie e foi inspirado na boêmia europeia dos anos 20, nos ciganos e em tradições indianas. As roupas são munidas de babados, rendas, tecidos esvoaçantes, franjas, couro e camurça. Na decoração, o estilo é caracterizado por muitas plantas, madeira, vime, almofadas, puffs, mantas e trabalhos manuais, como tricô e crochê. Além disso, este usa e abusa das estampas e do acabamento “surrado”, além de possuir uma paleta de cores vivas.
Já o Boho Chic surgiu poucos anos depois que o estilo anterior, quando o movimento hippie já não estava mais com aquela força de antes, e se tornou popular novamente na década de 2010 por nomes como Sienna Miller e as gêmeas Olsen. Seus elementos são os mesmos, tanto na moda como na decoração, com a diferença de que a ausência de estampas e cores mais sóbrias, como o marrom, predominam na paleta de cores. Ainda, o ar despojado do estilo anterior dá lugar ao acabamento “novinho” e elegante.
E aí? Boho ou Boho Chic? De qual “time” você é? Comente!