Famosa no mundo inteiro por seu sistema de cores, a Pantone é uma das grandes responsáveis por ditar tendências do universo da moda e do design. Criados em 1963, até hoje seus guias de tons são referência na indústria gráfica.
Além disso, anualmente a empresa divulga a “cor do ano”, baseada em detalhadas pesquisas comportamentais e de consumo. Enquanto 2015 foi a vez do Marsala, 2016 será o ano do Rose Quartz, segundo Pantone. Interessante é que ambas as cores têm fortes referências retrô. Vem conferir!
MARSALA
#18-1438
Este ano, a cor da vez foi um tom de vermelho escuro inspirado no vinho Marsala, produzido na cidade de mesmo nome na Sicília – Itália. O vermelho tem fundo azul, o que o deixa mais escuro e frio, tipo cor de vinho mesmo.
Com um ar vintage, a tonalidade fica linda em móveis, objetos de decoração, nas unhas, nas roupas e, principalmente, na maquiagem. Confira algumas imagens:
Várias marcas de maquiagem se inspiraram na cor do ano e, para quem curte vermelho e seus derivados, essa é um ótima oportunidade de adquirir alguns produtos novos. O Marsala é uma cor fácil de usar e fica bem em todos os tons de pele (claro que isso, às vezes, depende do produto), então, podemos nos divertir a vontade! Abaixo, uma lista do que vale a pena comprar:
Batons:
ROSA QUARTZO
#13-1520
E agora que vocês viram a tonalidade mais usada e comentada em 2015, vamos pra 2016. A Pantone anunciou recentemente que a cor tendência do próximo ano será o Rose Quartz, um rose bem clarinho, com aquela carinha retrô que nós amamos.
Naturalmente, o verão já pede cores mais claras que o inverno, mas, mesmo nós, fieis adeptas da boca vermelha (e seus derivados) e do olhar com delineador gatinho, também podemos deixar a make um pouco mais suave, que cai muito melhor nos dias muito quentes. Algumas inspirações:
Separei os meus roses preferidos pra boca e bochechas, que são lindos, fáceis de usar e vão com todas as peles. Confira:
DICA DO BEM
Falando em rosa, como estamos no meio do Outubro Rosa, deixo aqui uma dica muito especial. A Clinique lançou recentemente o blush Cheek Pop, na cor Berry Pop, um rosinha – não é rose – até um pouco cintilante, que, junto com uma necessaire, foram escolhidos para embelezar uma causa nobre. Toda a venda do kit será revertida para uma organização que ajuda a diminuir o número de mortes por câncer de mama. Vale a pena apoiar!