Produzida em meados de 2018 e com o objetivo de ser transmitida na plataforma Globoplay e na TV Globo antes de começar a 19ª temporada de Big Brother Brasil, a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora acabou indo para locação no Now, serviço de streaming de filmes e séries da operadora Net, em agosto daquele mesmo ano, sendo substituída por outras minisséries globais, como Elis e 10 Segundos Para Vencer. Agora a produção de Ricardo Linhares irá de vez para a Globoplay e para o canal aberto em abril.
Apesar do elenco carregar nomes como Débora Falabella, Murilo Benício, Antônio Fagundes, Marianna Ximenes e Gabriel Braga Nunes, os protagonistas da minissérie são interpretados por dois atores mirins, João Gabriel D’Aleluia e Xande Valois, ambos com 14 anos de idade. Na trama, que se passa em 1961, os dois serão Paulo e Eduardo, dois amigos muito diferentes mas que se unem após encontrarem o corpo de Anita (Thainá Duarte) à beira de um lago.
Acusados de um crime que não cometeram, os dois passam a investigar o caso por conta própria e descobrem que o assassinato é mais grave do que se imagina, envolvendo políticos e pessoas importantes da fictícia cidade de São Miguel. Outros assassinatos começam a acontecer no local e os amigos passam a contar com a ajuda do misterioso Ubiratan (Antônio Fagundes), com medo de serem as próximas vítimas.
Assim como a série nacional Coisa Mais Linda, produzida e transmitida pela Netflix, a minissérie baseada no livro homônimo de Edney Silvestre abordará questões como racismo, machismo e preconceito entre classes presentes no século XX que permanecem até hoje, além de, ao mesmo tempo, mostrar toda a elegância na moda e no design da década de 1960.