Home > Eventos > Edição de 20 anos da Expoclassic atrai milhares de visitantes em novo Hamburgo

Edição de 20 anos da Expoclassic atrai milhares de visitantes em novo Hamburgo

4 de setembro de 2023, por Jane Galaxie
Eventos

Por Nathan Tortorella

Há 20 anos, a cidade de Novo Hamburgo (RS) é sediadora do que hoje vem a ser um dos maiores eventos cobertos de antigomobilismo do país. Idealizado e realizado pela Associação Gaúcha de Veículos Antigos de Novo Hamburgo (Veterans Car Club de Novo Hamburgo), a exposição lotou os pavilhões do Centro de Eventos da FENAC com uma variedade de veículos motorizados que marcaram época em décadas passadas, como carros, motocicletas, ônibus e caminhões. Foram três dias intensos de visitação do público para contemplar os anos dourados da indústria automotiva, por meio de exemplares elegantes e imponentes. A edição aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de agosto.

Dentre os destaques desta edição, estavam duas Chevrolet Bel-Air 1957. Os visitantes que adentravam o salão principal da FENAC se deslumbravam com a pintura rosa fumê e preta perolada, o acabamento e a restauração impecável. Com sua carroceria cupê, o modelo 1957 é icônico também pela sua participação em obras cinematográficas memoráveis, como no filme 007 e o Stânico Dr. No, que teve Sean Connery interpretando o agente britânico mais conhecido do cinema, James Bond.

No entanto, o maior destaque foi de um Plymouth Superbird 1970 amarelo, trazido direto de São Paulo. Um automóvel raro, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.  Segundo um dos organizadores do evento, Evandro Scholls, Secretário da Veterans Car Club de Novo Hamburgo, houve a presença de carros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e de todo o Rio Grande do Sul, bem como países como Argentina e Uruguai. “Tinha carro que estava em fase final de restauração, feito aqui no Estado, premiado no Recife, e que o proprietário estava aqui”, afirmou.


Foram 1.100 automóveis em exposição e 350 carros antigos à venda. Lambrettas, Vespas e até mesmo bicicletas vintage participaram.  Além disso, os pavilhões continham um amplo espaço para vendas de produtos, como roupas, decoração, antiquários, miniaturas colecionáveis e peças de veículos. 

O evento superou as expectativas dos organizadores,  durante todo o final de semana compareceram 22 mil visitantes. De acordo com Evandro, as pessoas mantém uma memória afetiva pelos carros antigos nacionais por conta dos seus familiares. Porém, é enfático ao dizer que o antigomobilismo segue em alta.

“Esse interesse por carros antigos cresceu por que a qualidade do evento em carros americanos e importados aumentou muito. Graças a parceria que a gente fez com a Ulbra há 15 anos atrás e que trouxe qualidade e credibilidade para a Expoclassic”, diz ele.

A estimativa é de que o evento comemorativo de 20 anos de Expoclassic fortaleça ainda mais essa paixão. Segundo ele, a organização da exposição pretende aprimorar e trazer, cada vez mais carros de alta qualidade em restauração. 

PIN UP EXPERIENCE

Era comum avistar passeando pelos pavilhões, mulheres vestidas à moda retrô, as Pin Ups. eram modelos que exerciam influência na cultura Pop das décadas de 30 à 50, por meio de fotos sensuais e voluptuosas, além de ter uma forte ligação com os anos iniciais do Rock ‘n Roll e Rockabilly.

Nesta última edição, foi firmada uma parceria para embelezar ainda mais o evento com esta nova atração. O público podia tirar fotos com as meninas que desfilavam pelos corredores, interagindo com visitantes e os carros. A ideia foi pensada por Jaqueline, mais conhecida como Tia Retrô nas redes sociais, onde divulga seu trabalho como costureira na criação de vestidos vintage.

Deixe um comentário