Home > Destaque > Encontros Históricos: Brasil Jazz Sinfônica traz Alcione e Martinho da Vila em nova edição

Encontros Históricos: Brasil Jazz Sinfônica traz Alcione e Martinho da Vila em nova edição

4 de fevereiro de 2022, por Leila Benedetti
Música
Encontros Históricos: Brasil Jazz Sinfônica

Neste próximo domingo (6) a Brasil Jazz Sinfônica nos trará uma nova edição de seu concerto Encontros Históricos. Desta vez trazendo Martinho da Vila e Alcione, que já se apresentaram com a banda em outras ocasiões, como convidados especiais. A apresentação será realizada na Sala São Paulo sob regência de Tiago Costa, com apresentação de Chris Maksud e transmissão pela TV Cultura às 20h.

Para o repertório, Martinho escolheu seus hits Ex-amor, Tom Maior, Disritmia e Era de Aquarius. Já Alcione interpretará os seus Rio Antigo, Você Me Vira a Cabeça, A Loba e Gostoso Veneno. Além disso, a banda finalizará o show ao lado dos dois músicos com Roda Ciranda & Ilha Maré, Nos Embalos da Vila, Aquarela Brasileira e Não Deixe o Samba Morrer

Além disso, a banda já escalou e adiantou para o público os convidados dos próximos domingos. Nessas edições que ainda virão, a Brasil Jazz Sinfônica receberá Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto e Maria Luiza Jobim no dia 13, Margareth Menezes e Carlinhos Brown no dia 20, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo e Hamilton de Holanda no dia 27, e Aldo Brizzi no dia 6 de março. Todas essas exibidas no mesmo horário e pela mesma emissora.

A Brasil Jazz Sinfônica e a Encontros Históricos 

Formada em 1989, a orquestra hoje formada por 70 músicos é mantida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu repertório é formado por releituras de músicas populares, sobretudo as nacionais, com uma sonoridade que mistura o erudito com a big band. Para dar mais importância à banda, um de seus fundadores é Cyro Pereira, maestro dos festivais da Record dos anos 60 e, hoje, considerado um dos principais arranjadores da MPB.

São 100 partituras produzidas por ano, o que dá à orquestra um rico acervo, com mais de 2 mil peças. Ao longo de sua trajetória, a banda já foi conduzida por grandes regentes, como, além de Cyro, Nelson Ayres, João Maurício Galindo e Fábio Prado. Desde 2017, a banda tem como diretor artístico e geral o pianista e produtor Antonio Arruda Ribeiro

Para atrair um público ainda maior, a Brasil Jazz Sinfônica aproveitou a parceria que já tinha com a TV Cultura por meio de seu programa semanal homônimo e criou a série de shows Encontros Históricos, que reúne a banda com grandes nomes da MPB em apresentações transmitidas semanalmente no canal. Nesse projeto, já houve presença de Diogo Nogueira, Fabiana Cozza, Erasmo Carlos, Roberta Sá, Ivan Lins, MPB4, João Donato, Marcos Valle, Mart’nália e Zélia Duncan. 

Matérias Relacionadas
Morgana e Celeste: TV Cultura
Morgana e Celeste: TV Cultura lança spin-off de Castelo Rá-Tim-Bum com dois atores do elenco original
Santos Dumont
Santos Dumont: TV Cultura celebra os 150 anos do “pai da aviação” com nova série
Ivone Lara
O Samba das Moças abre temporada em SP para celebrar o Dia da Mulher Negra
Brasil Jazz Sinfônica
Brasil Jazz Sinfônica grava clipe no Museu do Ipiranga em tributo à Independência

Deixe um comentário