Caracterizados pelos filmes de cenas violentas, mulheres fatais, personagens dúbios e atormentados, os primeiros filmes noir apareceram no início da década de 40 nos Estados Unidos. Apesar do estilo ter berço norte-americano, a expressão é de origem francesa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães proibiram toda e qualquer produção americana na França, até então, ocupada pelos nazistas. Com o fim da ocupação, vários filmes entraram no circuito francês, assim, eles puderam assistir em suas telas a produção americana dos últimos anos. A nova geração de cinéfilos e críticos, ao analisar as produções desconhecidas, as denominaram film noir (em português: filme preto).
O film noir resulta da combinação de estilos e gêneros do cinema e das artes plásticas, a sua estética é fortemente influenciada pelo expressionismo alemão, que priorizava os recursos de iluminação para destacar aspectos psicológicos dos personagens ou criar um clima misterioso para o espectador.
Com cidades e lugares sombrios e seus heróis problemáticos, o ilustrador Marko Manev desenvolveu uma série de pôsteres com alguns dos principais super heróis, em um ambiente totalmente noir. É possível perceber nessas ilustrações alguns elementos visuais característicos dessa estética, como alto contraste entre o preto e o branco, que são destacados com jogos de luzes e sombras, iluminação de baixa intensidade e o uso recorrente de fumaça e névoa. A luz é feita por zonas, manchas e flashes, esse recurso isola o personagem do ambiente e faz com que a atenção do espectador se concentre na ação do herói, além de conferir mais dramaticidade à cena. Confira:
As ilustrações são belíssimas e dignas de serem emolduradas e penduradas na parede.