Na próxima quinta, dia 27 de agosto, os amantes do cinema poderão conferir a “Quinta Muda”, na Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo. Será uma sessão de cinema com piano ao vivo, inspirada por filmes transformados em contos ou novela pela revista brasileira “Scena Muda”, na década de 1920.
A partir das 20h, será mostrado e comentado o filme Lábios sem beijos (1930), primeira produção da Cinédia, com direção de Humberto Mauro, e sua “tradução” em texto realizada pela Scena Muda. A sessão contará com acompanhamento de piano, ao vivo, pelo músico Gabriel Levy.
No sábado, dia 29, será a vez da série Encontros Cinematographos, com o clássico O Gato e o Canário, de Paulo Leni, às 17h, seguida de bate-papo com Donny Correia e Antonio Panda Gianfratti.
Os Encontros de agosto e setembro relembram duas das mais representativas obras de Leni, comentadas por Guilherme de Almeida em sua coluna de crítica para o jornal O Estado de S. Paulo. Leni foi pioneiro do cinema expressionista, definiu uma nova corrente de filmes de horror para as produções hollywoodianas.
A ideia das duas séries de filmes é oferecer ao público experiências como aconteciam nos primórdios da história do cinema. Na quinta, a sessão especial será dedicada à rememoração do “magazine” Scena Muda, revista ilustrada que trazia, nas décadas de 1920 e 1930, uma adaptação “em conto, novela ou romance” de roteiros dos filmes em cartaz nos Cinematographos de então.
Saiba quem são os convidados e faça sua inscrição no site www.casaguilhermedealmeida.