Não vai participar das tradicionais festas familiares de Natal e prefere maratonar filmes temáticos, mas sem ser aqueles clichês de Sessão da Tarde? Então, espie só a lista de filmes natalinos vintage que o UR preparou para você e fuja das piadas de pavê e de reprises batidas do Esqueceram de Mim.
Filmes natalinos de época para maratonar neste fim de ano
1 – Era Uma Vez Dois Valentes (1934)
Era Uma Vez Dois Valentes é a primeira adaptação cinematográfica da opereta homônima de Victor Herbert lançada em 1903. Seu enredo apresenta os fabricantes de brinquedos Ollie Dee e Stannie Dum, vividos pela dupla O Gordo e o Magro. De alguma forma, eles vão para a Terra dos Brinquedos e se vêem na missão de salvar a viúva Peep (Florence Roberts) e sua filha Bo-Peep (Charlotte Henry) das ameaças do vilão Silas Barnaby (Henry Kleinbach). Este filme tem colorido e de graça, porém em inglês e sem legendas, no Youtube.
2 – O Príncipe e o Mendigo (1937)
Baseado no romance homônimo de Mark Twain, O Príncipe e o Mendigo conta a história do garoto de rua Tom (Billy Mauch), que foge para o jardim de um palácio e dá de cara com o príncipe Edward (Bobby Mauch), que tem a mesma idade e aparência idêntica à dele. Os dois resolvem trocar de lugar, mas o que era para ser uma inocente brincadeira acabou se tornando uma grande confusão. Este filme está disponível no Looke.
3 – Um Conto de Natal (1938)
Já conhecemos o enredo de Um Conto de Natal pelas várias homenagens que ele ganhou de produções mais recentes. No entanto, vale a pena assistir a sua primeira versão cinematográfica. Na véspera de Natal, o velho avarento Ebenezer Scrooge (Reginald Owen) recebe a visita do espírito de seu amigo Jacob Marley (Leo G. Carroll) e dos três fantasmas do Natal – o Passado (Ann Rutherford), Presente (Lionel Braham) e O Que Está Por Vir (D’Arcy Corrigan), que alertam sobre as suas atitudes e lhe dão a oportunidade de mudar o seu caminho de vida. Este filme pode ser encontrado na Net Movies e no Looke.
4 – A Felicidade Não se Compra (1946)
No enredo de A Felicidade Não se Compra, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, decide se suicidar em pleno dia de Natal. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers) um anjo que espera 220 anos para ganhar asas, é enviado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia, demonstrando sua importância por meio de flashbacks. Este filme pode ser assistido tanto na Amazon Prime Video quanto no Globoplay.
5 – De Ilusão Também se Vive (1947)
Em De Ilusão Também se Vive, Doris Walker (Maureen O’Hara) contrata Kris Kringle (Edmund Gwenn) para trabalhar como Papai Noel na loja Macy’s por ser um simpático senhor de idade com barba branca imponente e silhuetas avantajadas. Porém ela se preocupa ao ver que Kris acredita que ele é realmente o Bom Velhinho. Este está no catálogo da Disney Plus.
6 – O Natal de Charlie Brown (1965)
Considerado um filme para televisão, mas com a duração de um episódio (tem apenas 25 minutos, para ser mais exato), O Natal de Charlie Brown mostra o nosso querido Minduim incomodado com o rumo comercial que a data comemorativa tomou. De forma hilária, ele passa a trama inteira tentando encontrar o verdadeiro significado do Natal e sendo ignorado pelos amigos, que estão mais focados em ganhar presentes. Esta animação pode ser vista na Apple TV+.
7 – Uma História de Natal (1983)
Um filme lançado nos anos 80, mas ambientado nos anos 40, Uma História de Natal gira em torno do garoto Ralphie (Peter Billingsley), que tenta, a todo custo, convencer seus pais, professores e até mesmo o Papai Noel de que uma espingarda de brinquedo seria o presente perfeito para uma criança ganhar no Natal. Este está no catálogo da HBO Max.
8 – O Homem que Inventou o Natal (2017)
O Homem que Inventou o Natal é uma biografia de Charles Dickens (Dan Stevens), autor da história protagonizada pelo velho Scrooge (lá do terceiro tópico desta matéria). De acordo com o filme, o escritor passava por uma fase complicada em sua vida, sua carreira já não estava mais prosperando como antes e ele se via mergulhado em dívidas. Após conseguir muita inspiração, ele escreve Um Conto de Natal, o publica nas vésperas de fim de ano e se vê de volta ao sucesso. Este filme está no catálogo da Star Plus.