Home > Destaque > Fomos conferir a 6º edição do Lucky Friends Rodeo Motorcycle em Sorocaba e contamos o que achamos de um dos maiores eventos de Flat Track do Brasil

Fomos conferir a 6º edição do Lucky Friends Rodeo Motorcycle em Sorocaba e contamos o que achamos de um dos maiores eventos de Flat Track do Brasil

25 de outubro de 2023, por Mirella, Daise e Leila
Eventos

No último fim de semana, dos dias 21 e 22 de outubro, fomos conferir a 6º edição do Lucky Friends Rodeo Motorcycle, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Considerado um dos maiores eventos da cultura custom da América Latina, o Rodeo é um evento de Flat Track organizado pela Lucky Friends desde 2016.

Nós do Universo Retrô, que acompanhamos o evento desde o início, pudemos perceber como ele cresceu e se profissionalizou nesta edição. Inicialmente voltado para um público mais underground ligado à cultura vintage e da customização, hoje o Rodeo atinge uma variedade maior de pessoas e se mantém no calendário de eventos grandes do interior de São Paulo. 

A presença de expositores vindos de diversas partes do Brasil está cada vez maior, assim como a lista de patrocinadores e apoiadores do evento. Nesta edição, havia estandes de venda dos mais variados nichos, por todos os cantos da Lucky Friends Arena, desde roupas e calçados, instrumentos musicais, artigos de coleção, até peças e acessórios para motocicletas.

Foto: Juliana Boiger | Reprodução

A oferta gastronômica também aumentou bastante, além de estar mais organizada a cada ano. O cardápio de comidas e bebidas foi pensado para todos os gostos e incluia pratos como carnes, massas, hambúrgueres, doces, entre outros, tanto na opção convencional quanto vegana. Já as bebidas também eram bastante variadas e iam do básico água, refrigerante e cerveja até chopp artesanal, drinks elaborados e sucos naturais. 

Realmente, opções para todos os gostos (e bolsos), com preços variados e poucas filas, já que fichas de qualquer stand podiam ser compradas com os representantes distribuídos ao redor do evento. Outro ponto também que faz do Rodeo um sucesso são os banheiros, tanto a quantidade de cabines instaladas, como a limpeza do local e a estrutura. Simplesmente a melhor estrutura que já vimos em eventos deste porte – com direito a sabonete líquido e papel higiênico do começo ao fim do rolê. 

Diferente de outras edições em que o peirão em dias secos e a lama em dias chuvosos tomavam conta, dessa vez, podemos destacar o gramado bem cuidado e diversas áreas com pedrinhas do tipo brita, que ajudaram a segurar a poeira da arena. Perto do Palco Tenda, por exemplo, havia espaço para sentar tranquilamente no gramado para conversar e curtir com os amigos os shows ao vivo.

Foto: Juliana Boiger | Reprodução

Durante um final de semana, misturam-se num espaço à céu aberto de mais de 70 mil metros quadrados, famílias com filhos, pets, grupos de motoqueiros, colecionadores de carros antigos, Pin-Ups, rockers, curiosos e simpatizantes, para conferir de perto diversas atrações, como shows de bandas autorais, globo da morte, wall of death e claro, as provas de flat track em circuito oval.    

No entanto, apesar de ser um evento de Flat Track, o peso musical do Rodeo é um dos pontos que mais fortalece o evento a permear o calendário de festivais que valorizam a música independente, como rockabilly, psychobilly, punk rock, surf music, ska, bluegrass, entre outras vertentes do rock ‘n roll que atraem um público estiloso e que tornam o evento ainda mais bonito.

A propósito, as bandas são uma atração à parte do evento. Embora muitas pessoas que vão ao Rodeo não vão ver as bandas, e sim, conferir as demais atrações atreladas ao universo das motos e carros customizados, há um público muito fiel que gosta de acompanhar o cenário nacional e internacional da música independente e que vão exclusivamente para isso.

Foto: Tiago Rossi | Reprodução Instagram

Para esse ano, as expectativas musicais estavam altas por conta das bandas de peso que faziam parte do line-up. Entre os headliners, a banda suíça Hillbilly Moon Explosion, conhecida pelo sucesso ‘My Love For Evermore’ com Sparky da banda =Demented Are Go, e o grupo The Toasters, outro ícone estadunidense do ska, que encerrou a programação do evento com chave de ouro. 

Entretanto, o destaque vai para a banda argentina Angry Zeta, que apresentou um mix de folk, punk rock e bluegrass num show bastante animado, contagiando até os mais desprevenidos que não conheciam o trabalho do sexteto. Mesmo com todos os integrantes com muita sintonia e ótima interação com o público, podemos ressaltar a baixista Mariana, que tocou o instrumento com maestria e surpreendeu com uma voz belíssima que cativou a todos e se mostrou um talento de potência feminina nesse cenário musical.

No palco Tenda se apresentaram também ícones da cena nacional, como os curitibanos do Psychobilly, Ovos Presley; o trio rockabilly paulistano Crazy Legs, que recentemente retornou aos palcos depois de um hiato de 10 anos com o vocalista/guitarrista Caio Durazzo; Jimmy London e Farol Negro, projeto do ator e ex-vocalista do Matanza; Run Devil Run, projeto de Luiz Teddy, filho do lendário Eddy Teddy da banda Coke Luxe; e Kingargoolas, surf rock do Paraná, entre outros.

Foto: Tiago Rossi | Reprodução Instagram

Definitivamente, a sexta edição do Rodeio vai deixar saudades. Fica agora a missão da organização para o ano que vem: superar mais uma vez as expectativas do público e construir um line up ainda mais forte. E aí, quais as apostas musicais para o ano que vem?

Deixe um comentário