(Foto feita a distância por Mel Gabardo)
Em meio a pandemia causada pelo coronavírus, muitos profissionais foram prejudicados e tiveram suas jornadas de trabalho reduzidas ou perderam seus empregos. Entre esses profissionais, estão os fotógrafos que decidiram fazer ensaio retrô a distância durante o isolamento social.
A iniciativa, que tem conquistado fotógrafos de diversos segmentos, é uma alternativa para os profissionais continuarem seus trabalhos e garantirem uma renda, já que muitos tiveram seus ensaios cancelados ou adiados.
O processo é uma maneira de escape, não só para os profissionais, mas também para as pessoas que de certa forma buscam algum tipo de distração nesse período.
Tecnologia a favor da fotografia
Essa é mais uma forma de como a tecnologia quebra barreiras e contribui para a reinvenção como forma de driblar a crise e respeitar o isolamento social. O formato permite, inclusive, fotografar pessoas que estão do outro lado do mundo.
O processo é feito por aplicativos de chamada de vídeos, como Zoom, FaceTime, Skype, Hangouts, entre outros. Para um melhor resultado do trabalho é necessário aparelhos que tenham uma boa qualidade de transmissão, para que o profissional posso captar a melhor a imagem.
Assim como nos ensaios tradicionais, o ensaio a distância também permite uma preparação de pré-produção. Muitas vezes, os profissionais fazem uma análise, também virtual, do ambiente para entender o que melhor pode ser aproveitado no espaço.
Direção de imagem, escolha do local, definição de luz e objetos da casa que podem ser usados no cenário ou composição, também fazem parte do processo.
O que dizem os profissionais envolvidos
Para Letícia Lima, da Quartzo Lab Studio, fazer o ensaio retrô a distância foi uma forma de entender e exercitar seu papel como fotógrafa:
“Como eu iria dirigir uma pessoa a distância? Como apontar a melhor angulação vendo pela tela do celular? Foi uma experiência muito interessante e enriquecedora onde notei que o que mais contou naquele momento não foi meu equipamento, e sim o meu domínio na hora de orientar a pessoa que estava posando para mim.”
Juliana Lourenço (capa) mora em Londrina (PR) e foi fotografada por Mel Gabardo, que vive em Curitiba (PR). Para ela, foi uma experiência incrível!
“Agora nessa quarentena a Mel me convidou para participar do seu projeto de fotografar a distância, amei o convite! Estava ansiosa e curiosa pra saber como funcionaria. Foi incrível, meu marido nos ajudou com os celulares, e eu ouvia a voz da Mel me dirigindo, parecia que ela estava presente e fez me sentir super segura e a vontade me guiando nas poses . O resultado ficou incrível!”
Como fazer um ensaio a distância
Se você também é um profissional da fotografia e pretende fazer um ensaio retrô a distância aproveite o momento para sair da zona de conforto e até produzir materiais mais conceituais, tudo depende da criatividade.
Converse com o cliente e alinhe as expectativas com o resultado do trabalho. Faça pré-produção, anote as ideias, defina os detalhes, combine o figurino, adereços e ambientação do cenário.
Direcione as poses e ângulos. Se possível, o cliente também pode contar com a ajuda de alguém em casa para ajudar na posição do celular. Alguns fotógrafos tiram print da própria tela, outros já preferem fotografar a tela, fica a seu critério o método que mais se identifica.
O fato de ser feito em casa, elimina alguns custos, como o de locomoção, por exemplo, deixando os valores dos ensaios mais acessíveis. Uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes.