Home > Design > Fotos eróticas do início do século 20 mostram uma Espanha nunca antes vista

Fotos eróticas do início do século 20 mostram uma Espanha nunca antes vista

17 de janeiro de 2016, por Mirella Fonzar
Design

Anos atrás, a professora da UCLA, Maite Zubiaurre, visitou uma loja de antiguidades em Madrid, na Espanha, e se deparou com um álbum de fotos cheio de imagens eróticas e pornográficas do início de 1900. Depois de muitos anos de ensino da história e cultura espanhola do século 20, mesmo ela teria ficado surpresa com o material, pois, o álbum apontava a rica cultura erótica do período, que foi posteriormente anulada sob o domínio fascista de Franco e, por isso, quase não ganhou notoriedade histórica.

Curiosa, deu início à busca por mais exemplos de erotismo daquela época e local. Segundo a pesquisadora, foram necessários pelo menos dez anos de trabalho meticuloso e visitas a arquivos privados, bibliotecas provincianas empoeiradas, antiquários discretos e livrarias de segunda mão. Em entrevista recente ao site Creators Project, Maite explicou que “os materiais eram difíceis de encontrar, porque a censura era brutal e muitas vezes bastante eficiente durante a ditadura franquista”.

erotica14
“Os materiais não só foram fortemente censurados, mas também proibidos de permanecerem em bibliotecas e arquivos públicos, sendo destruídos não só pelas autoridades, mas pelos proprietários privados que temiam serem presos”, conta Zubiaurre, que conseguiu resgatar revistas eróticas, fotografias, ilustrações, cartões postais, curtas-metragens e novelas, bem como textos sobre o nudismo e sexologia daquela época.

“A cultura erótica espanhola não só é extremamente rica e multifacetada, mas também desinibida em suas tramas e representações visuais, muitas vezes de forma aberta e grosseiramente anticlerical, além de representar abertamente todas as formas de amor não-reprodutivo, a partir de práticas masturbatórias, homossexuais e fetichistas”, explica a pesquisadora.

Alguns desses materiais podem ser encontrados em seu livro Cultures of the Erotic in Spain, 1898-1939 e em seu website. Confira a seguir algumas imagens que selecionamos a partir do acervo de Maite Zubiaurre.

erotica
erotica13

erotica12

erotica11

erotica5

erotica2

Matérias Relacionadas
Marilyn Monroe
Com imagens históricas, Amsterdam tem museu dedicado ao sexo
Conheça a empresa que quer criar um “Netflix” de filmes pornô vintage

Deixe um comentário